24 NOV 2021
Exposição celebra o Novembro Roxo no Hospital Público Regional de Betim
Fotos de bebês prematuros nascidos na unidade demonstram a importância da família no período neonatal

Em celebração ao Novembro Roxo, que tem como símbolo o Dia Mundial da Prematuridade - 17 -, o Hospital Público Regional de Betim (HPRB) realiza uma linda homenagem aos pequenos guerreiros e suas famílias. Um mural, com fotos de bebês nascidos na unidade, juntamente com suas famílias, está exposto no hall do refeitório. O tema da campanha em 2021 é “Separação Zero”, que trata da importância de manter o laço entre os pais e os bebês prematuros, e que tem o lema “O teu toque é a minha vida. Fica aqui comigo”.

Os registros foram feitos pelas fotógrafas voluntárias Amanda Melo e Leila Moreira. “É emocionante registrar a proximidade dos bebês com as mães. Bonito de ver e gratificante de participar”, afirma Amanda Melo. “Desde que recebi o convite para participar desse projeto, fiquei muito grata e emocionada. Sempre amei trabalhar com recém nascidos. Fico muito feliz em poder colaborar no trabalho de sensibilização com a prematuridade e todo carinho, cuidado e atenção que essa fase requer”, acrescenta Leila Moreira.

A terapeuta ocupacional da ala neonatal do hospital, Ariadne Alvarenga, destaca a relevância do toque dos pais com seus pequenos e valoriza o trabalho das fotógrafas. “É uma maneira de incentivar as mães presentes no neonatal, mostrando para elas a importância do cuidado nesse momento sensível, que é a prematuridade, e da realização do período neonatal com qualidade".

"Apesar da fragilidade, há também os momentos bons, como a valorização do laço entre as famílias, o toque, o afeto e o aconchego”, completa a gerente de divisão de pediatria e CTI pediátrico, Liliam Rocha dos Santos.