03 NOV 2021
Betim promove ações de saúde para homens no Novembro Azul
A campanha conhecida como Novembro Azul é um importante momento para chamar a atenção dos homens e de toda a sociedade, não só sobre o câncer de próstata, mas também sobre os cuidados integrais com a saúde, quebrando paradigmas e estimulando o autocuidado. Durante o mês de novembro, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá diversas ações de promoção e prevenção à saúde para a população do sexo masculino, buscando o fortalecimento do vínculo do homem com as equipes de saúde.

Nas Unidades Básicas (UBSs), as atividades terão como ênfase a promoção da saúde. Serão realizadas ações educativas com abordagem de temas como câncer de próstata, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B/C, consultas médicas e de enfermagem, solicitação de exames quando indicado, dentre outras. A programação completa está disponível abaixo.

Em parceria com a Organização Regional de Combate ao Câncer (ORCCA), serão ofertados 200 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que serão agendados de acordo com as demandas das UBSs.

Outra iniciativa será realizada com funcionários do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp), entre os dias 16 e 19 de novembro. Serão promovidas ações voltadas para os cuidados com a saúde, além de atividades educativas, meditação, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B/C, aferição de pressão arterial e glicemia.

O câncer de próstata
Para a promoção da saúde e prevenção do câncer de próstata, é muito importante o fortalecimento do vínculo da população do sexo masculino com sua equipe de referência nas UBSs. Nas unidades, é possível esclarecer as dúvidas sobre a doença, reconhecer os sinais de alerta e receber encaminhamento para a realização de exames de rastreamento quando houver indicação clínica.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados da vigilância epidemiológica mostram que, em Betim, no período de outubro de 2019 a setembro de 2020, foram confirmados 14 óbitos em decorrência do câncer de próstata. No mesmo período, nos anos de 2020 e 2021, foram confirmados 21 óbitos pela doença, o que representa um aumento de 33% no número de óbitos neste período. (Fonte: SIM/SVE/CVS/SMS-BETIM)
Manter um estilo de vida saudável é uma das formas de prevenção, não só do câncer de próstata como de outras doenças. Segundo a Referência Técnica das Doenças Crônicas do SUS Betim, Cristiano Abreu, “estimular as pessoas a adotar hábitos de vida saudáveis, como prática de exercícios físicos, sexo seguro, cuidados com a saúde mental, dentre outros, pode diminuir consideravelmente o número doenças que afetam todos os ciclos da vida”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024