28 OUT 2021
Prefeitura de Betim amplia assistência farmacêutica para todas as UBSs da cidade
A Prefeitura de Betim está promovendo a reestruturação da assistência farmacêutica na rede SUS e, como resultado deste trabalho, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município terão sua respectiva farmácia em funcionamento. Até o momento, 24 UBSs possuem o serviço. Com a ampliação, serão abertas 13 novas farmácias. Nesta sexta-feira (29), nove unidades já contarão com a oferta de medicamentos - as UBSs Trincheira,  Cachoeira, Nova Baden, Celso Pedrosa,  N. Sra. de Fátima, Novo Amazonas, Duque de Caxias, Paulo Camilo, Parque do Cedro. Outras quatro serão abertas ainda neste ano.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Augusto Viana, a Rede SUS Betim vem passando por uma reestruturação na atenção básica, na assistência de urgência e emergência e na hospitalar, o que inclui a ampliação da assistência farmacêutica. “Esse é um importante passo para a rede SUS Betim, que terá, cada vez mais, um serviço de saúde com mais qualidade para os usuários. Ressalto ainda que estamos atendendo uma antiga bandeira do controle social aprovada na última Conferência Municipal de Saúde”, afirmou o secretário.

Com a abertura das nove primeiras farmácias, cerca de 139 mil pessoas serão beneficiadas. Estão sendo disponibilizadas 1.273.887 unidades de medicamentos, sendo, em média, cerca de 141.500 remédios para cada nova farmácia.

Para a ampliação do serviço, seis farmacêuticos foram contratados e dez foram remanejados entre as unidades. Passaram por capacitação pela Escola de Saúde Pública de Betim 30 novos auxiliares de farmácia e outros 15 profissionais já treinados e experientes foram realocados entre as UBSs. A reestruturação da assistência farmacêutica conta com o empenho de todos os farmacêuticos e auxiliares que atuam no SUS Betim. Eles contribuíram com ideias, com o treinamento dos novos profissionais e/ou dando suporte na montagem e organização das farmácias.

A reestruturação da assistência farmacêutica garantirá aos usuários o acesso qualificado aos medicamentos essenciais e ao cuidado farmacêutico, melhorando a qualidade de vida e de trabalho de todos. Para o diretor da Assistência Farmacêutica, César Augusto dos Santos, “com o serviço implantado em todas as UBS, a farmácia estará mais próxima da residência dos usuários, evitando o deslocamento para outras unidades mais distantes e, em consequência, proporcionando mais adesão do paciente ao tratamento. Além disso, possibilitará ao farmacêutico uma atuação mais próxima e eficaz junto às equipes das unidades, reduzirá as filas para atendimento e aliviará a carga de trabalho das equipes que hoje atuam nas farmácias em funcionamento".