25 OUT 2021
Prefeitura de Betim anuncia regras para visitação aos cemitérios no dia de Finados
Desde o início a pandemia, os protocolos de visitação, que têm por objetivo combater a propagação do novo coronavírus vem acompanhando os dados epidemiológicos no município
A Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos), publicou, no último dia 5, uma portaria para determinar regras para acesso do público aos cemitérios da cidade no Dia de Finados, feriado de 2 de novembro. As normas, válidas para os cemitérios públicos e privados do município, têm por objetivo evitar aglomerações nesses espaços e combater a propagação do novo coronavírus (covid-19).

De acordo com o documento, o horário para visitação nos cemitérios será de 8h às 16h. A portaria determina ainda um limite máximo de 4.000 pessoas, no Parque da Cachoeira, no bairro Cachoeira; 800 pessoas no Parque Retiro da Saudade, no Citrolândia; 800 pessoas no Nossa Senhora do Carmo, no Centro; e 1.400 no Reino das Rosas, na Colônia Santa Isabel. Além disso, o tempo de permanência em cada local será de até 20 minutos. O ingresso dos visitantes será controlado por meio de fichas numeradas e não será permitida a utilização das vagas de estacionamento nos cemitérios geridos pela Ecos - nos particulares, apenas 50% dos espaços poderão ser ocupados, com distanciamento adequado entre as vagas disponíveis. A realização de cultos religiosos não será permitida.

Ainda conforme a portaria será obrigatório o uso de máscara, bem como a higienização das mãos com álcool 70% (que será disponibilizado nas entradas dos cemitérios) e aferição de temperatura - não sendo permitida a entrada de pessoas cuja temperatura corporal esteja acima de 37,5 °C. Os locais de uso comum, como banheiros, devem ter higienização intensificada.

“É importante estabelecermos diretrizes para a visitação aos cemitérios em função de ainda estarmos numa pandemia. Nós sabemos a gravidade do vírus e temos que estar vigilantes. Queremos garantir que a população homenageie seus entes queridos, mas sem se descuidar da saúde”, afirma a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru.

Sepultamentos

O horário de funcionamento dos cemitérios para sepultamento será das 7h às 17h, sendo que 20 pessoas poderão acompanhar a cerimônia, que durará até 15 minutos. No caso de morte suspeita ou confirmada por complicações da covid-19, o local do funeral será isolado com fita zebrada. Nas salas de velório poderão permanecer, ao mesmo tempo, 20 pessoas. É importante ressaltar que todas as regras relacionadas à visitação também se aplicam aos sepultamentos.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024