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Carta de Serviços
Atualizado em: 09/11/2024 às 19h33
Atendimento e Ouvidoria
Receber e encaminhar manifestações
Sugestões, reclamações, elogios, solicitações, denúncias acerca dos trabalhos realizados pela prefeitura municipal para a melhoria da qualidade da prestação de serviços e aprimoramento das políticas públicas.
Sugestões - A população pode contribuir com sugestões que visem ao aprimoramento dos serviços e ao funcionamento do município, colaborando para a eficiência da administração pública.
Elogios - O reconhecimento dos bons serviços prestados também é fundamental. A Ouvidoria recebe elogios sobre a atuação de servidores e serviços, com o objetivo de promover e incentivar boas práticas.
Reclamações - A Ouvidoria recebe reclamações relacionadas à prestação de serviços públicos municipais, visando identificar pontos de melhoria e buscar soluções junto aos setores competentes.
Solicitações - A Ouvidoria é o canal adequado para que o cidadão faça solicitações de informações ou serviços, quando não atendido por outros canais da administração.
Denúncias - Cidadãos podem encaminhar denúncias sobre atos ilícitos, irregularidades administrativas, má conduta de servidores públicos ou descumprimento de normas legais.
Serviço para:
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Formas de Solicitação
Online Telefone Presencial

Documentação
Documento de identificação com fé pública em que conste o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
As denúncias protocoladas de forma anônima não exigem nenhum tipo de documentação
Custos
O atendimento ao cidadão na Ouvidoria é gratuito.
Etapas do Serviço
Recepção/Acolhimento: recebimento da manifestação ou do pedido de acesso à informação pelo servidor através de um dos canais de acesso.
Análise e triagem da demanda - A equipe da Ouvidoria analisa o conteúdo da manifestação ou do pedido de acesso à informação, classifica, solicita complementação de dados, quando necessário. 
Registro da manifestação no Sistema de Gestão Integrado - SGI. Os pedidos de acesso à informação são protocolados no portal SIC.
Encaminhamento ao Setor Responsável - tramitação à unidade ou unidades responsáveis pelo assunto ou serviço objeto de manifestação ou do pedido de acesso à informação.
Acompanhamento, análise e Cobrança - A Ouvidoria acompanha o andamento da demanda junto ao setor responsável, garantindo que o prazo seja cumprido e que o cidadão receba uma resposta adequada. A resposta recebida é analisada pela Ouvidoria antes do envio ao cidadão.
Resposta ao Cidadão - A resposta final é enviada ao cidadão, informando o resultado da manifestação e, se aplicável, as providências tomadas. 
Prazo para Atendimento
Previsão de atendimento é de 30 dias prorrogáveis mediante justificativa expressa.
Prioridades de Atendimento
Presencialmente: prioridades previstas em lei. Internet: prioridade por ordem de envio (data e hora). 
Por telefone: por ordem de atendimento telefônico. 
Postal: por ordem de recebimento da correspondência.
Forma de Acompanhamento
O cidadão pode acompanhar o andamento de sua demanda pelo portal ou em contato com a Secretaria Adjunta de Ouvidoria, através dos canais de acolhimento, utilizando o número de protocolo e chave de acesso.
Consultar status da manifestação - https://sistemas.betim.mg.gov.br/acessoouvidoria/consulta.aspx
Observações
Canais de Atendimento ao Cidadão
A Secretaria Adjunta de Ouvidoria disponibiliza vários canais para que o cidadão possa registrar suas manifestações:
Presencial:
• Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Betim
Presencial:
• Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Betim
Endereço: Rua Pará de Minas, 640 • Brasileia • Betim-MG CEP: 32600-412 
• Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga - Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1500 - Chácaras, Betim - MG, 32671-264
• Hospital Público Regional de Betim - Av. Edmeia Matos Lazzarotti, 3800 - Jardim Brasilia, Betim - MG, 32671-602;
Telefone:
• Ouvidoria Geral/Prefeitura - 3512-3454, 3512-3440, 3512-3439
• Ouvidoria da Mulher/Prefeitura - 3512-4938
• Ouvidoria SUS/Prefeitura - 3512-3199, 3512-3198, 3512-3442, 3512-3331
• Ouvidoria SUS/Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga - 3594-5128
• Ouvidoria SUS/Hospital Público Regional - 3539-8283, 3539-8284
Internet:
• Portal de Serviços - sistemas.betim.mg.gov.br/acessoouvidoria 
• E-mail: 
Ouvidoria Geral - faleouvidoria@betim.mg.gov.br
Ouvidoria SUS - ouvidoriasus@betim.mg.gov.br
Ouvidoria da Mulher - ouvidoriadamulher@betim.mg.gov.br
• Portal/LAI- SIC - https://www.betim.mg.gov.br/portal/sic
Correspondência: O cidadão pode enviar sua manifestação por correspondência para a Secretaria Adjunta de Ouvidoria, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Betim, na Rua Pará de Minas, 640 • Brasileia • Betim-MG CEP: 32600-412
ATENDIMENTO:
Horário de Atendimento Telefônico e Presencial
• Prefeitura Municipal de Betim - das 09h às 17h;
• Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga - 08h às 16h;
• Hospital Público Regional de Betim - 07 às 11h e 12h às 16h.
Atendimento em dias úteis, segunda à sexta-feira.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO INTERNET
O registro da manifestação via portal de serviços e via e-mail, poderá ser realizado 24h, mas o acolhimento se dará durante o horário de funcionamento da Ouvidoria.
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Adjunta de Ouvidoria
Secretaria Adjunta de Ouvidoria
Marília Diniz Araújo Mariz
ATENDIMENTO:
9h às 17h
ENDEREÇO:
Rua Pará de Minas, 640
Seta
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