Secretarias / Departamentos
Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin

CENTRO DE MEMÓRIA DA HANSENÍASE LUIZ VERGANIN

O Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin é um espaço dedicado à preservação e divulgação da história do tratamento da hanseníase no Brasil, com destaque para a Colônia Santa Isabel, considerada o maior conjunto urbano construído no país para esse propósito.

Inaugurada em 1931, a Colônia Santa Isabel foi estabelecida como um local de isolamento para pessoas afetadas pela hanseníase, testemunhando assim a trajetória dessa doença no país. Com o fim do isolamento compulsório no início da década de 1980, a antiga colônia foi transformada em um centro de referência no cuidado da saúde, tornando-se também um dos bairros mais pitorescos de Betim, devido ao seu arruamento e à presença de casarões históricos. Reconhecida como um importante conjunto arquitetônico e urbanístico pelo município, suas edificações contam a história da região e influenciam a memória local.

O Centro de Memória Luiz Verganin, estabelecido em 2017, desempenha um papel central na preservação da memória da comunidade da Colônia Santa Isabel. Funcionando como um espaço cultural, o centro abriga exposições permanentes que destacam a história da colônia e do tratamento da hanseníase. Seu acervo inclui pinturas de artistas locais, objetos e ferramentas do cotidiano da colônia, bem como materiais relacionados a figuras importantes da região. Além disso, o centro de memória possui uma vasta coleção de fotografias que retratam a vida na Colônia Santa Isabel e seus habitantes ao longo do tempo.

CENTRO DE MEMÓRIA DA HANSENÍASE LUIZ VERGANIN

Endereço: Rua Emílio Ribas, 300 - Colônia Santa Isabel.

Dias e horário de funcionamento: de Segunda a sexta de 9h às 17h

Tel: 3511-6778.

Para agendamento de grupos escolares:

Email: secultbetim.patrimonio@gmail.com

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024