A Proteção Social Especial faz parte do Sistema Único de Assistência Social e é destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras situações de violação dos direitos.
São serviços que requerem um acompanhamento mais intensificado e direcionado, realizado em conjunto com o Sistema de Garantia de Direitos, com ações e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva.
Esta proteção compreende a média e a alta complexidade.
Os serviços de média complexidade oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.
O município dispõe dos seguintes equipamentos de média complexidade:
Os serviços de alta complexidade são aqueles que garantem proteção integral para pessoas que perderam a segurança do núcleo habitacional e familiar ou indivíduos e estão com os vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
O município dispõe dos seguintes equipamentos de alta complexidade:
O acesso aos serviços da alta complexidade se dá através de encaminhamento pelos serviços socioassistenciais, após oferta de acompanhamento e após esgotadas as possibilidades de manutenção da pessoa junto ao grupo familiar, observando-se a persistência da situação de violação de direitos.
Os serviços de acompanhamento socioassistenciais indicarão a necessidade de acolhimento acionando os órgãos competentes.
Equipamentos e Serviços da Média Complexidade:
Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (Cream)
Espaço inaugurado em 08 de março de 2018, com o objetivo de realizar atendimento psicossocial de mulheres vítimas de violência, encaminhadas pelas delegacias, órgãos de saúde e demais redes socioassistenciais.
O espaço conta com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e assessoria jurídica que fazem o acompanhamento das medidas preventivas e protetivas necessárias às vítimas, objetivando o rompimento do ciclo da violência doméstica e possibilitando recomeçar uma nova vida.
O acompanhamento é realizado na perspectiva de ruptura com o ciclo da violência, construção de novas alternativas e encaminhamentos diante da especificidade de sua história e superação do impacto da violência em sua vida.
Quem pode acessar o equipamento: mulheres, entre 18 e 59 anos, que sofreram ou sofrem algum tipo de violência doméstica.
Rua Carandaí nº 87, Chácara, Betim-MG
(31) 3591-1581
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
Serviços especializados executados nos CREAS:
Quem pode acessar o equipamento: famílias ou indivíduos que se encontrem em situação de risco social, de violência (física, psicológica e sexual) ou de outras formas de violações de direitos.
Creas I
Rua Santa Cruz nº 17, Brasiléia, Betim-MG.
3511-8322 / 3593-9619
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Creas II
Rua Quintino Bocaiúva nº 95, Chácara, Betim-MG
3531-4300 / 3532-1182
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é um espaço público específico para o atendimento e acompanhamento das pessoas que usam a rua como espaço de moradia e/ou de sobrevivência, de forma temporária (por poucos dias) ou de forma permanente.
Serviços especializados para pessoas em situação de rua ofertados:
Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: Serviço especializado com a finalidade de assegurar atendimento, acompanhamento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades e autonomia dos usuários, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida, viabilizando a saída das ruas de maneira gradativa.
Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas): Serviço ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, casos de risco pessoal e social por violação de direitos, como a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua dentre outras. O Serviço deve buscar a resolução de necessidades mais imediatas e que sejam capazes de promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.
Quem pode acessar o equipamento: Todas as pessoas que usam espaços públicos como local de moradia e/ou de sobrevivência, de forma temporária ou de forma permanente. Quando se tratar de crianças e adolescentes o atendimento só poderá ser realizado caso estejam acompanhados de familiares ou pessoas responsáveis.
Centro POP endereço: Avenida do Brasil, nº 60, bairro Jardim Casa Branca, Betim. Telefones 3591-1224 / 3593-9634
Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.