Betim dará início, entre os dias 1º e 30 de junho de 2026, à Campanha Estadual de Multivacinação, seguindo diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde. A iniciativa tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, público que inclui jovens de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Com foco na ampliação das coberturas vacinais e na prevenção, a campanha reforça a importância da atualização dos esquemas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação 2026. O Dia D de mobilização estadual está marcado para o dia 20 de junho, quando as ações serão intensificadas em todo o município.
A vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também por meio de estratégias de imunização em instituições escolares públicas e privadas, ampliando o acesso e facilitando a proteção da população. Em Betim, fazem parte do público de zero a 14 anos mais de 93 mil pessoas dessa faixa etária.
Além da atualização da caderneta, a campanha prevê a intensificação da vacinação contra febre amarela e sarampo. Outro destaque é o resgate vacinal de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV. Esse público terá até o dia 30 de junho para regularizar a situação.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado aos pais e responsáveis para que verifiquem a caderneta de vacinação e procurem a unidade de saúde mais próxima. Manter a vacinação em dia é essencial para a proteção individual e coletiva, garantindo mais saúde e segurança para toda a comunidade.