29 NOV 2021
Colônia Santa Isabel, em Betim, será a primeira do Brasil a obter regularização fundiária
Ação da prefeitura possibilitará conquista histórica a mais de 140 famílias, que receberão título de propriedade dos imóveis onde vivem
Centenas de pessoas que vivem há décadas na Colônia Santa Isabel, em Betim, conquistarão, em breve, uma vitória histórica. O processo de regularização fundiária da região, iniciado pela prefeitura em 2017, começa, finalmente, a render frutos, tornando a área - utilizada antigamente como espaço de isolamento para tratamento de hanseníase - a primeira colônia a ser regulamentada no Brasil. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), concederá a 146 famílias o título de propriedade dos imóveis que ocupam.

A conquista chega em momento oportuno, já que em 24 de dezembro a Colônia Santa Isabel comemora 90 anos de história. Para garantir a celebração do aniversário e também da ação pioneira, a prefeitura entregará oficialmente os títulos às famílias no dia 5 de dezembro, às 16h30, na Praça da Igreja Matriz da Colônia Santa Isabel - dentro da programação especial dos 90 anos.

Conforme explica o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, o processo de regularização fundiária é lento e gradual, pois precisa seguir diversos trâmites legais. “É um trabalho que demanda todo um levantamento técnico e topográfico, além de projetos de plantas, análises de documentações, dentre outros serviços. A área total a ser regularizada alcança 3,5 milhões de metros quadrados dentro da região do Citrolândia. Iniciamos o processo pela Colônia por ser ali a origem de tudo, já que os familiares dos pacientes internados, no intuito de se manterem perto deles, começaram, há quase 90 anos, a ocupar espaços próximos aos pavilhões. A partir desse núcleo, fomos expandindo”.

O secretário explica que, até o momento, um total de 253 imóveis foram registrados. Destes, oito ainda pertencem à Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), 146 são de beneficiários e 99 são do município de Betim - parte deles corresponde a equipamentos públicos e parte corresponde a casos que, por requisitos legais, o proprietário não pode ser pessoa física. “Em nossa última reunião com a comunidade da Colônia nós frisamos que a lei impõe diversos critérios ao processo de regularização. Mas nos comprometemos, também, a buscar alternativas para atender a todos da melhor forma. Por isso, o fato de uma família não receber o título agora não significa que ela não será contemplada depois. Estamos buscando alternativas e soluções para que quem não recebeu possa, dentro de parâmetros legais, obter seu título também”.

Além dos casos de impeditivos legais, há ainda as situações de pessoas que, mesmo notificadas e procuradas pelas equipes da Sorteh, não apresentaram toda a documentação necessária para o processo de regularização fundiária e, por motivo de cadastro incompleto, o imóvel também ficará em posse do município.

Benefícios

A regularização fundiária proporciona diversos benefícios a quem recebe o título de propriedade do imóvel. O processo é necessário para que o dono tenha, de fato, a propriedade do lote. É com esse título que o proprietário consegue vender, financiar, assegurar herança e garantir linhas de crédito. Além disso, com o título em mãos o dono consegue valorizar sua propriedade. “Estima-se que alguns imóveis chegam a triplicar o valor de mercado quando regularizados. O mesmo ocorre com bairros cujas edificações estejam regulares – eles valorizam e atraem investimentos, o que amplia as opções de comércio e serviços, gerando novas oportunidades de emprego e renda. ”, afirma Marco Túlio Freitas.

Regularização continua

O objetivo da Sorteh é seguir regularizando todas as áreas necessárias da região. Como a metragem é muito extensa, o intuito é fazer o processo por etapas. “Vamos registrando e entregando por bairros e quantidades. O objetivo é que todos que estão aptos a passar pelo processo ganhem essa tranquilidade e, mais que isso, ganhem essa dignidade”, acrescenta Marco Túlio Freitas.