24 NOV 2021
2º Jornada da Diversidade LGBTQIA+ tem início nesta quarta (1º), em Betim
Evento é uma parceria entre a Prefeitura de Betim e o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual
Com o objetivo de discutir demandas urgentes e históricas da comunidade LGBTQIA+ e contribuir com a inclusão e a visibilidade dessa população, a Prefeitura de Betim - por meio da Secretaria Municipal de Governo e da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda - em parceria com o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (LGBTI), promovem, entre os dias 1º e 8 de dezembro, a 2ª Jornada da Diversidade LGBTQIA+. A programação contará com diversas atividades especiais e também com a participação de várias personalidades representantes do movimento, com destaque para a vereadora Duda Salabert - primeira mulher trans a ser eleita vereadora na capital mineira.

A Jornada da Diversidade teve sua primeira edição em 2019 e contou com a presença da atriz Walkiria La Roche. Neste ano, as ações seguem abordando demandas importantes, mas abrangem, também, novos temas, como o lançamento do projeto de Formação e Empregabilidade - uma iniciativa da Seter que promove cursos de formação e disponibiliza vagas de emprego que incluam a comunidade.  Também não ficarão fora dos debates assuntos como direitos e conquistas, representatividade e identidade de gênero, desafios dos LGBTs na cultura, no esporte e na política, além da comemoração do Orgulho LGBTQIA+ e do Dia Internacional da Luta contra a Aids.

Uma das novidades desta edição será a blitz de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que contará com orientações e distribuição de preservativos. A mobilização, que abre o cronograma da jornada, ocorrerá no dia 1°, às 16h, na Praça do Encontro - entre as avenidas Edméia Matos Lazzarotti e Juiz Marco Túlio Isaac.

Dentre as atividades de destaque da Jornada está a Roda de Conversa Quebrando o Tabu, que, neste ano, tem como tema “Representatividade Faz Diferença”. A presença especial desta edição é a vereadora Duda Salabert, que será a anfitriã do debate. A atividade é aberta ao público, que pode interagir diretamente na conversa.

A presidenta do Conselho Municipal, Leônidas Ferraz, ressalta que são inúmeros os desafios da população LGBTQIA+. "A começar pelas trans, que não são respeitadas em aspectos mínimos, como não serem chamadas pelos nomes sociais. Elas ainda enfrentam problemas na utilização de banheiros, uma vez que são poucos os estabelecimentos preparados para recebê-las. A dificuldade de estar no mercado de trabalho também é muito pertinente, por isso a Jornada abordará o tema da Formação e Empregabilidade”.

Convidados
Primeira mulher trans a ser eleita vereadora em Belo Horizonte, Duda Salabert Rosa é também professora de literatura, ambientalista e mãe. Ela recebeu mais de 37.000 votos, que fizeram de Duda a vereadora mais votada no pleito de 2020.

Gregory Rodrigues Roque de Souza é bacharel em teologia, graduado em História e pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Planejamento Educacional e Políticas Públicas. É o atual coordenador de comunicação das alianças estadual e nacional LGBTQIA+.

1º de dezembro, quarta-feira

16h - Abertura da Jornada da Diversidade LGBTQIA+
Blitz de prevenção e sensibilização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos.
Participação: Wandera Jhones, Elektra, Leondete Ferraz e DJ Carlinhos .
Local: Praça do Encontro - Av. Edmeia Matos Lazzarotti com Av. Juiz Marco Túlio Isaac.

6 de dezembro, segunda-feira
09h30 - Formação e empregabilidade da população LGBTQIA+, com programação especial durante todo o dia.
Local: Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda - rua Tito Pedrosa, 55, Angola.

8 de dezembro, quarta-feira
19h - Roda de conversa "Quebrando o Tabu: Representatividade Faz Diferença".
Participação especial da vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert e do historiador e coordenador da Aliança LGBT Minas Gerais, Gregory Rodrigues.
Apresentação: Márcio Antunes, jornalista.
Cantora: Carol Rodrigues.
Local: auditório Ady Rosa de Freitas, Centro Administrativo João Paulo II - rua Pará de Minas, 640, Brasiléia.