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TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO MUNICIPAL (CONVENCIONAL E BAIXA CAPACIDADE)
REAJUSTE DE TARIFA A PARTIR DE 11 DE FEVEREIRO DE 2024 - Decreto Municipal 45.066/2024
- Linhas (radial/diametral): Tarifa R$5,95 (cartão BetimCard e em dinheiro)
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
APRESENTAÇÃO
A Educação para o Trânsito tem como objetivo o desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito, seja na condição de motoristas e/ou pedestres. A Educação para o Trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito, nos termos do Capítulo VI do Código de Trânsito Brasileiro.
Neste sentido, a Gerência de Capacitação e Educação para o Trânsito da ECOS/Transbetim, tem como meta desenvolver um trabalho de conscientização sobre o trânsito, sua utilidade, funcionamento e importância na sociedade, incentivando o bom relacionamento entre todos os agentes envolvidos, a atenção e respeito, através da prática de bons hábitos e atitudes adequadas, com vistas à harmonização tão desejada, redução de acidentes e melhoria da qualidade de vida de todos.
FRENTES DE ATUAÇÃO:
1 - CAPACITAÇÃO
• Objetivo: aprendizado sobre a legislação de trânsito, regulamentos dos serviços de transporte público instituídos no município e outros conteúdos afins, com foco no desenvolvimento
da cidadania e respeito à vida para obtenção de um trânsito mais seguro.
• Público alvo: operadores dos serviços de transportes públicos do município, infratores de trânsito, pessoal interno e parceiros.
2 - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
• Objetivo: contribuir efetivamente para o conhecimento sobre o trânsito, incentivando mudanças significativas de comportamento, respeito à vida, as leis e redução de acidentes, através
da reflexão sobre nossas atitudes e suas implicações no nosso cotidiano.
• Forma de atuação: palestras, seminários, participação em SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), dinâmicas, jogos (transitolândia móvel), contação
de histórias, circuitos, exposições, simulação de acidentes e socorro às vítimas, etc.
• Público alvo: instituições de ensino infantil, fundamental, médio e superior, empresas e público em geral.
CONTATOS:
Telefone: 3512-3652
e-mail: educatransitobetim@gmail.com
CLIQUE AQUI - Para saber mais sobre a Educação para o Trânsito no município de Betim.
CLIQUE AQUI - Para solicitar uma intervenção de Educação para o Trânsito para sua EMPRESA
CLIQUE AQUI - Para solicitar uma intervenção de Educação para o Trânsito para sua INSTITUIÇÃO DE ENSINO
MOVIMENTO MAIO AMARELO
O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade com relação ao alto índice de acidentes no trânsito.
O Tema deste ano é "JUNTOS SALVAMOS VIDAS!"
CLIQUE AQUI - Para saber mas sobre o Movimento.
BIBLIOTECA DIGITAL
Para acesso virtual às cartilhas e vídeos educativos, basta clicar em cima dos títulos abaixo:
1 - MAIO AMARELO 2022: Vídeo do movimento Maio Amarelo 2022 (Fonte: maioamalrelo.com.br)
ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Agora são 22 postos credenciados de vendas dos talões de estacionamento rotativo. Confira:
Telefone: 3512-3654
Preço:
O talão para o período de uma hora, na cor verde - R$ 2,10 O talão para o período de duas horas, na cor azul - R$ 3,10
Postos de Venda - endereços:
Banca Araújo - Praça do Ceabe
Banca da Cultura - Praça Milton Campos
Banca de Revista Calçadão - Avenida Governador Valadares, em frente ao nº 347
Banca do Bené - Praça Tiradentes
Banca do Bené Ailton Alves - Av. Governador Valadares, 50 - Centro
Banca Inconfidência - Rua Inconfidência , nº 354
Bar e Restaurante Amazonas - Avenida Amazonas 301 - Centro
Betim Fraldas - Rua Felipe dos Santos, 472 - Centro
Bitaca Mineira - Rua Rio de Janeiro, 322 - Centro
Caça e Pesca Xingú - Rua Pará de Minas, 35 - Brasiléia Cafeteria Capulus - Avenida Governador Valadares, nº 548 Cantina Dahlu - Rua Nicolau Alves de Melo, nº 81 A
Centro Ótico Ocular - Avenida Governador Valadares, nº 359
Empório Mariano - Av. Nossa Senhora do Carmo, 192 - Centro
Esquina do Lanche - Rua Rio de Janeiro, esquina com Av. Nossa Senhora do Carmo - Centro
Lanchonete do Maurão - Terminal Rodoviário de Betim
Livraria Conexão Evangélica - Avenida Amazonas, nº 1261
Loteria Flecha da Sorte - Rua Romualda Augusta de Melo, nº 106
Rei das Capas - Av. Governador Valadares, 250 - Centro
Restaurante Boi JK - Av. Juscelino Kubitschek, 380 - Centro
ecno Toner - Rua Areclides do Pinho Ângelo, nº 80
Salão Socila - Rua Romualda Augusta de Melo, 319 - Centro
JARI
Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari)
A Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jarí), criada pelo Decreto Nº 16.461 de 08/01/2001, é órgão colegiado responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra penalidade de multa de trânsito no âmbito municipal. A secretaria da Jari é responsável pelos seguintes processamento de dados referentes as autuações e penalidades:
• Processamento de dados de infrações;
• Identificação do Condutor Infrator;
• Entrada da Defesa da Autuação;
• Julgamento da Defesa da Autuação;
• Entrada do Recurso da Penalidade;
• Julgamento do Recurso;
• Impressão de fotos, formulários e solicitações diversas;
• Arquivo dos documentos protocolizados e de todos os julgamentos. Endereço:
Rua: Pará de Minas, 640 - 1º andar Centro - Betim/MG Cep: 32.600-412 Telefone: 3512-3647
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h30. Responsável: Jaime Francisco Monteiro de Barros
Telefone: 3512-3647
TRANSPORTE ESCOLAR
Para o transporte de escolares utilize sempre o transporte legalizado, pois os veículos passam por duas vistorias anuais, quando são checadas a presença dos equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança para todos os passageiros e extintor de incêndio, as condições de circulação do veículo, a parte mecânica, além do estado de conservação e documentação do condutor.
CALL CENTER
Atendimento ao usuário:
O Call-Center da Transbetim opera por meio de diversas atividades de atendimentos à população. Informações, sugestões ou reclamações podem ser feitas através do 0800-283- 5993 ou pelo email usuariotransbetim@gmail.com. O horário de funcionamento do setor é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 17h com atendimento apenas por telefone.
Serviços:
• Esclarecimentos das dúvidas dos usuários;
• Recebimento de sugestões,
• Atendimento às reclamações dos usuários em geral;
• Solicitações de sinalização, entre outros.
• Emissão de credenciais de Estacionamento para idosos e Pessoas Portadoras de deficiência Física.
Telefones: 0800 283 5993 e 35312-3655