Secretarias / Departamentos
Avaliar Informação

Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda

Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter)
A Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), é responsável por prospectar e gerir relações que representem novas oportunidades para a geração de trabalho, emprego e renda no município. A superintendência fortalece a interlocução com outros segmentos municipais, sociedade civil, agências nacionais e internacionais e demais poderes para nortear, qualificar e encaminhar as pessoas para o mercado de trabalho formal ou informal.

Programas ofertados:

Polo Tecnológico de Formação para o Trabalho
Tem como objetivo qualificar os trabalhadores, por meio de cursos técnicos e superiores. O programa tem parceria com:
·          Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES);
·          Universidade Federal de Viçosa (UFV);
·          Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC).

Mais informações: 3531.1268

Atendimentos SINE
O atendimento do SINE é voltado para:
·          Seguro Desemprego;
Documentos necessários: guias do Seguro Desemprego, carteira de trabalho, identidade, comprovante de retirada do FGTS e o termo de rescisão.

·          Intermediação de Mão de Obra:
Documentos necessários: carteira de trabalho e identidade.

·          Carteira de Trabalho:
Documentos necessários:
1ª via: identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento.
2ª via: em caso de furto/roubo/perda: identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e boletim de ocorrência.
Em caso de preenchimento total: identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e a 1ª via da carteira de trabalho.

Jovem do Bem
O Jovem do Bem foi criado pela Prefeitura de Betim, em 2017, para inserir os jovens do município no mercado de trabalho. O objetivo foi reunir os programas Jovem Aprendiz, Estágio, Primeiro Emprego e a bolsa de curso profissionalizante. Dessa forma, há a criação e a manutenção de postos de aprendizagem e a inserção dos jovens estudantes.

As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, na Seter, das 9h às 17h. Para participar, os jovens têm que comprovar que já cursaram - ou estão cursando ¿ os ensinos fundamental, médio ou superior, e que residem em Betim há um ano, pelo menos. Preferencialmente, eles devem ser alunos do ensino público. O interessado deve apresentar original e cópia de comprovante de endereço (no nome dos pais e/ou responsáveis), da carteira de identidade, do CPF e do histórico escolar.

Programa Agende
Com o objetivo de cadastrar e qualificar a mão de obra autônoma, o programa Agende proporciona novas oportunidades para os trabalhadores informais.   Ao realizarem o cadastro, os prestadores de serviço apresentam suas qualificações, perfil profissional e documentos necessários. A partir daí, mediante às demandas, são selecionados e indicados para novos serviços.
As inscrições para o programa são contínuas, podendo ser realizadas na Seter, de acordo com o horário de funcionamento do local.

Economia Solidária

A Economia Solidária é uma alternativa inovadora na geração de  trabalho  e na  inclusão social . O programa funciona como uma corrente do bem, que integra quem produz, vende e compra. Em Betim, o programa tem o amparo da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), órgão que conduz todos os trabalhos no sentido de aumentar o número de participantes e promover as melhores condições para as pessoas que retiram do trabalho artesanal o seu sustento e de sua família.

Para participar, os interessados devem comparecer às reuniões mensais do Fórum Municipal de Economia Solidária Betim, realizadas na última quarta-feira do mês, às 14h, na Seter. Por meio dos fóruns, os participantes têm acesso à consultoria e à capacitação. Outro benefício é a comercialização dos produtos em diversas feiras, como as que funcionam no hall da Prefeitura de Betim, sempre nos 4º e 5º dias úteis do mês; na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG); no hall da PUC Betim; todas as sextas-feiras no Museu Paulo Araújo Gontijo, em parceria com a FUNARBE; e nas feiras bem populares, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seadec).

Programa Municipal de Acesso à Pessoa Com Deficiência ao Mercado de trabalho
Para ajudar as pessoas com deficiência a conseguirem uma colocação no mercado de trabalho, o programa oferta a intermediação de mão de obra e a captação de vagas. Também são oferecidos cursos de capacitação e qualificação profissional, criados para ampliar e garantir a inclusão no mercado de trabalho.

Para participar, as pessoas com deficiência, a partir dos 14 anos, devem fazer o cadastro na Seter. Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF, PIS, carteira de trabalho e laudo médico com o Código Internacional de Doença (CID). O cadastro pode ser feito pelo candidato ou por pessoa por ele nomeada através de procuração.

É importante frisar que as pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), caso sejam empregadas, têm o benefício suspenso. E, da mesma forma, se forem desligadas do emprego, o benefício é reativado automaticamente.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024