É aquela que se desenvolve, em princípio, durante todo o período de normalidade, ocasião em que a administração pública deve planejar e executar obras de prevenção, tanto quanto possível definitivas. Entre elas, destacam-se:
Análise das prováveis causas dos fenômenos previsíveis e época de suas ocorrências .
Planejamento e execução de obras de proteção tais como; barragem de regularização: diques de proteção, controle de erosão, e controle de encosta;
Divulgação à população de programas educativos;
Montagem de sistemas de alarme;
Organização de abrigos;
Indicação dos riscos de incêndios e desabamentos;
Detecção de pontos vulneráveis ou críticos, alertando as autoridades responsáveis para início de providências adequadas;
Proibição de construir em zonas impróprias ou consideradas perigosas;
Inclusão no orçamento de verbas específicas para programas de atendimento às calamidades.
As medidas de assistência devem ser estudadas e planejadas antecipadamente, para que não ocorram precipitações, desencontros , superposição de providências, atrasos e desperdícios no seu desencadeamento. Essa fase se desenvolve, quase sempre, simultaneamente com a fase de socorro. São desenvolvidas entre outras , as seguintes ações:
Cadastramento das pessoas atingidas para indicação de medidas logísticas adequadas;
Levantamento estatístico e triagem das vítimas e de possíveis "aproveitadores";
Assistência médica;
Assistência psico-social;
Fornecimento de roupas, agasalhos, alimentação e medicamentos;
Transportes de feridos e doentes;
Vacinação , descontaminação de áreas.
É a fase em que todos os esforços são canalizados para que os danos provocados pelo fato calamitoso sejam reparados , superados e que a situação volte à normalidade.
A fase recuperativa muitas vezes se confunde com a preventiva, de vez que as providências a serem tomadas, para a volta da área atingida pela calamidade à sua plena normalidade, impliquem em prevenção ou limitação de novos danos, em ocorrências semelhantes no futuro.
Entre as medidas recuperativas destacam-se:
Restauração da normalidade do trânsito nas rodovias e ferrovias;
Restauração dos serviços públicos essenciais (luz, telefone, água);
Apoio aos desabrigados carentes para reconstrução de suas moradias destruídas ou danificadas;
Assistência técnica pelas entidades governamentais.
Recuperação e fechamento dos bota-fora, sendo que a maioria são áreas ambientais.
Desocupações das áreas invadidas (Patrimônio Público) ultrapassaram de mais de 530 famílias retiradas, sendo que a maioria eram de outros Estados (Ex: Teixeira de Freitas (BA) Ouro Preto (RD), São Paulo (RE), Porto Alegre, Santa Catarina, etc.
Retirada de famílias que estavam em invasões em Patrimônio Particular considerado área de risco e levados p/ abrigos e residências de familiares.
Recolhimentos de mendigos e andarilhos, que foram encaminhados p/ o Albergue p/ ser feito um triagem dos mesmos, sendo que outros foram encaminhados pela Defesa Civil para as Cidades e Bairros de origem como: Itaúna, Divinópolis, (BH) - Venda Nova , Ribeirão das Neves e outros da região Metropolitana.
Cobertura (suporte à SEDEC nas fiscalizações realizadas dentro do município).
Cobertura nas maiorias dos eventos realizados pela Prefeitura dentro do município como: Betim Rural, Feira da Paz, Festa do Servidor, Praça Milton Campos.
Cobertura dos eventos no Ginásio Poliesportivo (Rebanhão do Senhor, Festas Regulamentares da SSVP, etc.).
Cobertura em toda a Várzea das Flores na operação Carnaval juntamente com o 2º BBM de Contagem na área de salvamento e resgate de vítimas em afogamentos que consideramos um sucesso, segundo as estatísticas no ano onde tivemos 16 afogamentos, enquanto 2001, 2002 2003 tivemos 1 afogamento em cada ano.
Suporte ao 2º BBM nas operações Veranico na Varzea das flores que inicia-se no mês de Outubro.
Fiscalizações e acompanhamento de detonações de explosivos nas pedreiras da Cidade de Betim.
Escolta de explosivos que adentram no Município de Betim.
Fiscalizações de transportes de cargas perigosas. Ex.: Bobinas, sacarias de carvão , líquidos combustíveis inflamáveis e outros.
Fiscalizações em todos ferros-velhos existentes no município, observando todos parâmetros de segurança, sendo que alguns já foram interditados pela Defesa Civil Municipal .
Fiscalização em todas as casas de shows, boate, igrejas evangélicas e católicas, restaurantes , hospitais, enfim, onde existem grande aglomeração de pessoas, observando sempre os parâmetros de segurança citando como exemplo: saída de emergência, projeto de meios contra incêndios e atestado do Corpo de Bombeiros, o trabalho está sendo realizado juntamente com 2º BBM de Contagem.
Mapeamento de todas as áreas de risco de Betim.
Campanhas e arrecadações de alimentos, agasalhos, calçados, remédios e móveis em geral p/ as pessoas que ficam em estado de necessidades causados por incêndio, enchentes , desabamento de residência, soterramento e outros.