A operação Betim Mais Limpa, desenvolvida periodicamente pela prefeitura, recolheu, nessa quinta-feira (19), 121 materiais de publicidade irregular nas vias públicas do município. A iniciativa busca promover a conscientização de moradores e comerciantes sobre a poluição visual e os consequentes riscos para pedestres e motoristas.
A ação foi realizada em alguns dos principais corredores da cidade, como as avenidas Governador Valadares, Juscelino Kubitschek (JK), Edmeia Lazzarotti, Marco Túlio e parte da Via Expressa.
Equipes da Superintendência de Defesa Civil e colaboradores da Viasolo, empresa prestadora de serviços de limpeza urbana em Betim, removeram os materiais afixados em locais como postes e árvores sem autorização da prefeitura.
A Defesa Civil ressalta que a publicidade irregular agride o meio ambiente, já que os materiais não são descartados corretamente e acabam tendo como destino bueiros, praças e áreas verdes, e gera poluição visual. Além disso, as faixas afixadas ilegalmente em semáforos e postes podem desviar a atenção de motoristas e provocar acidentes.
As ações do programa Betim Mais Limpa ocorrem periodicamente. Os moradores da cidade podem denunciar as instalações irregulares pelo telefone 199, da Defesa Civil.