Os impactos no convívio social e familiar envolvendo pessoas codependentes será tema de palestra, nesta terça-feira (16), na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac - Betim). A ação é uma iniciativa do Supod Itinerante, programa da Superintendência de Políticas Públicas Sobre Drogas (Supod), e será realizado a partir das 14h, destinada aos recuperandos, e demais apenados da instituição.
Com o programa, a Supod pretende proporcionar uma reflexão crítica acerca dos problemas que a codependência pode acarretar. O objetivo é conscientizar pessoas em processo de cura de vícios sobre os reflexos da codependência em familiares e amigos. As orientações também buscam alcançar a equipe técnica da Apac, para capacitá-los a identificar e orientar familiares dos apenados que necessitam de apoio psicológico para lidar com a situação.
“Há uma tendência de familiares e amigos de apenados se envolverem emocionalmente e pessoalmente com a situação daquele parente. Ao se tornar codependente, todo o núcleo familiar de uma pessoa pode se prejudicar, e isso resvalar nas relações profissionais, pessoais e sociais, por estagnar a própria vida para viver em função daquela pessoa", explica o chefe de Divisão de Tratamento da Supod, Walter Barbosa.
Criado em 2017, o programa Supod Itinerante tem por finalidade levar os serviços da superintendência para a população. São realizadas ações de prevenção contra o uso e o abuso de álcool e/ou outras drogas em escolas do município, instituições e, também, no sistema prisional comum.