A previsão do tempo para os primeiros 15 dias de 2023 em Betim é de chuvas moderadas, com volume de precipitação de 150 mm. A Prefeitura de Betim, por meio da ação conjunta de várias pastas da gestão, está em alerta e pronta para atuar em todas as situações que possam gerar risco ou transtornos para a população. Além de ações preventivas realizadas antes da intensificação do período chuvoso, como limpeza de córregos e rios; supressão de árvores com risco iminente de queda; tapa-buracos; dentre outras ações, o governo municipal, por meio da Superintendência de Defesa Civil, segue monitorando diariamente as áreas de risco da cidade, sobretudo os níveis dos rios que cortam o município, especialmente o Paraopeba, na região de Citrolândia, e a represa Várzea das Flores - esta juntamente com a Copasa, responsável pelo controle do volume do local.
O superintendente de Defesa Civil, Walfrido Lopes, ressalta que a população também pode contribuir com o trabalho da prefeitura ficando atenta aos sinais de risco, como rachaduras nas casas, elevação do nível de córregos e rios, deslizamento de encostas e princípios de alagamentos. “Apesar da previsão ser um volume baixo de precipitação, as chuvas ao longo de vários dias acarretam o encharcamento do solo, o que pode provocar deslizamento de encostas. Orientamos a população que observe o entorno de seu imóvel. Se perceber árvores inclinando, água minando no 'pé do barranco' ou acumulando no terreno, é sinal de que o solo está saturado. Nesse caso, o morador deve acionar a Defesa Civil e procurar um local seguro, como a casa de parentes ou amigos. Se a pessoa não tiver para onde ir, será encaminhada para um dos abrigos disponibilizados pela prefeitura“, orienta.
Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil, que está de plantão 24 horas, por meio do telefone 199. Os moradores da cidade podem também se cadastrar para receber, com antecedência, os alertas climáticos, como de tempestades, enviando uma mensagem SMS com o CEP de sua residência para o número 40199.
Walfrido Lopes explica ainda que a gestão municipal pauta suas ações pelo novo Plano de Contingência, criado no segundo semestre de 2022, que traz diretrizes para o atendimento à população em situações de emergência referentes ao período chuvoso. O documento contempla todas as atribuições de diferentes pastas da administração municipal - como a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos); a Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); a Secretaria Municipal de Governo; dentre outras - para criar uma frente ampla de ação coordenada na prevenção e na atuação durante as chuvas. O plano pode ser acessado pelo portal da prefeitura https://www.betim.mg.gov.br/.