Depois de registrar o mês de maio menos violento dos últimos 12 anos, Betim alcançou um novo marco: a cidade registrou — entre janeiro e maio de 2025 — o menor índice de roubos desde 2012. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) e foram catalogados pelo Observatório de Segurança Pública, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Foram consideradas, nessa estatística, as seguintes modalidades: roubos a transeuntes, a veículos, a residências, a cargas e a comércios.
De acordo com os dados levantados, houve uma redução de 39,7% em relação ao mesmo período de 2024 — com o número de ocorrências caindo de 345 para 208. Quando comparado ao mesmo intervalo de meses de 2023, o recuo foi ainda maior: 42,2% (360 para 208 casos). Já em relação ao ano de 2016, que apresentou o maior número de registros desde o início da série histórica, a queda foi de 93,4% — passando de 3.150 para 208 ocorrências.
A redução é resultado de um conjunto de estratégias adotadas pela gestão municipal em parceria com as forças de segurança do Estado. Entre as medidas, estão o reforço das patrulhas preventivas, o monitoramento por câmeras inteligentes, o mapeamento de áreas críticas e a intensificação da presença da Guarda Municipal em pontos estratégicos da cidade.
Tecnologia a serviço da segurança
Graças ao trabalho dos agentes de segurança do Centro Integrado de Operações (COP) e ao uso das 66 câmeras de LPR instaladas em pontos estratégicos da cidade, Betim vem ampliando sua capacidade de resposta e prevenção aos crimes. Desde que os dispositivos passaram a operar, em 18 de maio de 2024, foi possível recuperar cerca de 500 veículos fruto de furto ou roubo, prender nove pessoas com mandado de prisão em aberto, localizar quatro veículos clonados e efetuar a prisão de outras 40 pessoas durante as abordagens realizadas nas ocorrências.
“O município investiu na Guarda Municipal, oferecendo treinamento e novos equipamentos — como um novo sistema de rádio, viaturas e motos adaptadas adquiridos recentemente. Além disso, o monitoramento realizado pelas câmeras de LPR afugenta da nossa cidade os criminosos que se utilizam de veículos para cometerem seus delitos — como os roubos —, já que essas câmeras estão instaladas ao longo de diversas vias do município de forma estratégica”, destaca o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Reis.