A Prefeitura de Betim iniciou, nesta semana, as obras de construção da Vila dos Idosos – que vai receber o Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) “Pedro Cirino de Bastos”. As intervenções estão sendo executadas no antigo Hotel Fazenda Campanário, no bairro Citrolândia, em uma área de 93.310,28 m², onde funcionará o novo equipamento público. Neste momento, as equipes atuam na mobilização do canteiro de obras, limpeza do terreno e demolição de estruturas que não serão reaproveitadas. A expectativa é que, durante o funcionamento, a nova ILPI possa ofertar 132 vagas.
O projeto prevê a construção e reforma de seis blocos, em duas etapas. Esta primeira fase das obras contempla a construção dos blocos 1, 2 e 3, que abrigarão dormitórios, áreas de circulação e instalações sanitárias – além de um depósito. Na segunda fase, as edificações existentes do antigo hotel serão reformadas e readequadas para funcionamento como os blocos 4, 5 e 6.
O bloco 4 será destinado aos setores de atendimento, almoxarifado, copa, sala de descanso, vestiários e depósito de material de limpeza. O bloco 5 reunirá dormitórios, área de convívio, instalações sanitárias, salas administrativa e do residente, guarda-volumes, pátio descoberto, refeitório, cozinha, áreas de higienização, despensa e varandas. Já o bloco 6 será composto por hall de entrada, espaço ecumênico, salas de atendimento, atividades coletivas, reuniões e administração, além de depósitos e varandas.
O Instituto “Pedro Cirino de Bastos” contará com uma estrutura moderna e adaptada para o acolhimento institucional de idosos em situação de vulnerabilidade, como abandono, violência ou fragilidade de vínculos familiares. A instituição funcionará em regime de longa permanência e contará com equipe multidisciplinar. O projeto arquitetônico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), prevê ainda área externa com piscina e quadra.
O equipamento garantirá, apoio psicológico, fisioterapia, oficinas e atividades recreativas e terapêuticas, promovendo bem-estar e qualidade de vida. O objetivo é atender idosos que necessitam de assistência especializada em casa, aqueles que hoje vivem acolhidos em outros municípios — e que poderão retornar para ficarem mais próximos do convívio familiar —, além dos que buscam, em Betim, um lar para viver essa fase da vida com respeito e segurança.
A execução das obras está a cargo de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada por chamamento público realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com acompanhamento dos Conselhos Municipais de Assistência Social e da Pessoa Idosa. A fiscalização técnica é feita pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
"Esse é um projeto muito especial, pensado com carinho e responsabilidade para garantir aos nossos idosos um lugar digno, confortável e acolhedor. A nova estrutura vai oferecer um ambiente seguro, com atenção integral à saúde, alimentação balanceada, atividades de convivência, além de todos os cuidados com higiene, medicação e bem-estar. Também haverá acompanhamento social, fortalecimento de vínculos e apoio no acesso a direitos. É uma iniciativa que reforça nosso compromisso com o bem-estar das pessoas idosas, respeitando suas histórias, suas necessidades e seus direitos." explica a vice-prefeita de Betim e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara.