19 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Agentes de segurança de Betim participam de curso de defesa pessoal na próxima semana
Servidores da Prefeitura de Betim que atuam nas pastas vinculadas à Secretaria Adjunta de Segurança Pública (Sejusp) participarão, nos próximos dias 24 e 25, de um treinamento de defesa pessoal. O curso, oferecido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, será realizado no ginásio do Clube do Sesi, das 8h às 17h. Ao todo, 50 agentes dos setores da Guarda Patrimonial, da Defesa Civil, da Fiscalização de Posturas, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberão o treinamento.

Defesa Pessoal, algemação, condução coercitiva, imobilização tática e utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo (arma de choque e spray de pimenta) são os temas que serão ministrados por instrutores da Sejusp.

O objetivo da iniciativa é qualificar esses trabalhadores, que lidam com o público e estão sujeitos a cenários de tensão e estresse, para contornar situações onde haja tentativa de agressão, utilizando-se de técnicas que gerem nenhum ou mínimo dano físico.

“O curso é uma grande conquista para todos os profissionais que, no desempenho de suas atribuições, lidam diretamente com a população, muitas vezes em momentos em que os ânimos exaltados podem colocar em risco esses servidores, pessoas próximas ou até mesmo o autor da ação. A capacidade técnica de lidar com situações adversas empregando o mínimo necessário de força, privilegiando a técnica na resolução dos problemas, é fundamental para esses agentes”, destaca o comandante da Guarda Patrimonial de Betim, Paulo Henrique Moreira.