27 MAR 2023
SAÚDE
Região Citrolândia recebe mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta quarta (29)
Crédito: Adeildo Silva

Ação incluirá aplicação de inseticida por ultra baixo volume (UBV) para intensificar o combate à proliferação do mosquito

Dando continuidade ao plano de ações de combate às arboviroses, sobretudo dengue e chikungunya, em Betim, a prefeitura intensifica, nesta semana, os trabalhos para eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas e de outras doenças. Nesta quarta-feira (29), o município realiza um mutirão no bairro Cruzeiro, na regional Citrolândia, das 8h30 às 14h. Dessa vez, além de vistorias nas residências da região,  será aplicado em local já delimitado inseticida por meio de bombas de ultra baixo volume (UBV).

A área do mutirão foi definida com base na conclusão do último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), que apontou que 96% dos focos do mosquito estão dentro das residências dos moradores, tendo algumas regiões da cidade níveis maiores de alerta. Além dos apontamentos do LIRAa, a Vigilância em Saúde de Betim identificou aumento do número de casos de dengue no bairro Cruzeiro.

Durante a ação, equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) e funcionários da Gerência Regional Citrolândia passarão pelas residências dos moradores para recolher objetos inservíveis que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Além disso, será aplicado inseticida por UBV, área já previamente delimitada.

A aplicação do inseticida leve ocorre em pontos que apresentam maior proliferação da doença, a fim de combater o mosquito Aedes aegypti na fase adulta, ou seja, bloquear a transmissão de novos casos. Outros bairros  já receberam o inseticida. São eles: Granja Verde, Marimbá, Jardim Teresópolis e Laranjeiras.

Para a diretora de Vigilância em Saúde do município, Fábia Ariane e Fonseca, é essencial que a população contribua com a prefeitura no combate à proliferação do Aedes aegypti, já que, conforme o LIRAa, 96% dos focos de mosquito estão nas residências. “A prefeitura vem intensificando as ações, mas não consegue combater o Aedes aegypti sozinha. Os moradores precisam participar ativamente dessa mobilização, por isso contamos com eles para proteger suas moradias, removendo inservíveis ou tampando bem os objetos que podem acumular água parada. É que, além disso, possam atuar como agentes multiplicadores dessas boas práticas em suas comunidades”, destaca a diretora.