08 MAR 2023
SAÚDE
Bebês prematuros e crianças menores de 2 anos com comprometimento pulmonar e cardiopatia têm direito à imunização especial pelo SUS
A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando com mães, pais e responsáveis o direito a um importante reforço à saúde de recém-nascidos prematuros, com idade gestacional igual ou menor a 28 semanas, e de crianças menores de 2 anos, com comprometimento pulmonar e cardiopatia: a imunização com o medicamento injetável palivizumabe. O imunizante, que é indicado para a prevenção de infecções respiratórias, é oferecido a crianças nessas condições pelo SUS Betim.

A aplicação da palivizumabe deve ser solicitada pelo pediatra. Após recomendação médica, pais ou responsáveis abrem o processo na Farmácia de Minas, do governo do Estado. “Com a liberação do imunizante, a equipe do setor de vacinas do Centro Materno-Infantil realiza o agendamento para as aplicações das injeções no ambiente hospitalar”, explica a enfermeira da sala de vacina do Centro Materno-Infantil, Flávia Nogueira.

O medicamento injetável é aplicado em cinco doses, de fevereiro a julho, durante o período de sazonalidade do vírus sincicial respiratório, causador da bronquiolite viral aguda.

De acordo com o Ministério da Saúde, a bronquiolite viral aguda é responsável por 64% das infecções no Brasil. Segundo estudos, 80% das crianças com até 2 anos de idade já manifestaram a infecção. “O imunizante, para os casos indicados, é importante para aumentar a proteção das crianças contra o vírus, contribuindo também para a redução das internações por bronquiolite”, destaca Flávia.