01 FEV 2023
Programa Melhor em Casa, do SUS Betim, recebe novos equipamentos

Programa realizou mais de 20.000 atendimentos domiciliares em 2022

A estrutura do SUS Betim recebeu um importante incremento nos últimos dias. Isso porque a Prefeitura de Betim entregou mais de 35 novos equipamentos para as equipes do Programa Internação Domiciliar/PID - Melhor em Casa, da rede municipal de saúde. Em 2022, o programa realizou 20.298 atendimentos. Foram admitidos 903 novos pacientes e realizadas 19.298 visitas.

Dentre os  aparelhos adquiridos estão um andador, cadeira de rodas, exercitadores de mãos e dedos, concentrador de oxigênio, mini bike cicloergômetro com monitor e manovacuômetro.

O coordenador do Programa Melhor em Casa, Wemerson Ferreira, explica que os aparelhos foram adquiridos com recursos destinados pelo Governo do Estado para apoio e fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência. “Os equipamentos serão essenciais para qualificar e fortalecer a assistência dos pacientes acompanhados pelo programa. Nosso objetivo é prestar um atendimento seguro e responsável para pacientes e suas famílias, com uma equipe assistencial bem aparelhada e preparada”, ressalta.

O Programa Melhor em Casa é um serviço de assistência domiciliar a pacientes que precisam de cuidados complementares aos realizados na atenção básica, nos serviços de urgência ou em hospitais. São atendidas pessoas de todas as idades que apresentam diversas patologias que demandam atenção especial e necessidade de reabilitação, como casos de AVC, distrofia neuromuscular, desnutrição, paralisia cerebral, dentre outras.

“A assistência domiciliar diminui intercorrências clínicas; minimiza os riscos de infecções hospitalares por longo tempo de internação; oferece suporte emocional necessário para pacientes em estado grave ou terminal e para seus familiares; propõe autonomia para o paciente no cuidado fora do hospital e institui o papel do cuidador responsável com a criação de um vínculo com os profissionais de saúde”, explica  o coordenador.

Atualmente, o programa conta com quatro Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emads ), compostas por enfermeiro, médico, assistente social e técnico de enfermagem, e duas Equipes Multiprofissionais de Apoio (Emaps), integradas por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista, pediatra e psicólogo.