05 JAN 2023
Betim segue garantindo amparo para dependentes e codependentes químicos no período de férias
Acolhimento e acompanhamento de dependentes químicos e seus familiares, além de diversas ações de prevenção norteiam o trabalho da Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Supod), durante todo o ano, inclusive nos meses de janeiro e fevereiro - considerado o período de férias para boa parte da população. Mesmo durante o descanso de muitos, a Supod segue aberta à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe formada por por psicólogos e outros profissionais que ficam a postos para atender e ouvir os cidadãos, por meio do trabalho de escuta qualificada. O acolhimento é individual, mas também há grupos de apoio feminino e masculino para adolescentes, grupos para orientação familiar e trabalhos de prevenção às recaídas. A Supod conta ainda com atendimento telefônico para orientações, por meio do número (31) 3531.2575.

Uma das primeiras pastas exclusivas para o assunto em âmbito municipal no Brasil, a Supod tem o objetivo de amparar cidadãos com problemas relacionados ao uso ou abuso de álcool e outras drogas. Para isso, a superintendência realiza acompanhamentos psicossociais, tanto de usuários quanto de seus familiares e/ou companheiros. Mais que isso, a pasta articula e coordena políticas públicas sobre a dependência química no município, realizando campanhas educativas, palestras, capacitações e rodas de conversa em todas as regiões da cidade, além de escolas e empresas.

O superintendente de Políticas Públicas sobre Drogas, Roberto Rodrigues, destaca as atividades da pasta na rede municipal de ensino. “Promovemos encontros com os alunos, principalmente os do 9º ano, usando a metodologia de roda de conversa. Assim, levamos orientações sobre o quão nocivos são para o ser humano esses vícios. Entendemos que o melhor combate a esse problema é a prevenção”.

Tendo o jovem como um de seus principais públicos, a Supod intensificará as ações de prevenção em 2023, visitando, por exemplo, escolinhas de futebol e associações de bairros. Além disso, neste primeiro semestre, a Supod realizará uma campanha municipal sobre a proibição da venda de cigarros e bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. O objetivo é levar as ações por toda a cidade, informando e conscientizando sobre os perigos e as consequências dessas vendas para menores. Já para o segundo semestre, a pasta prevê uma capacitação para gestores e profissionais de comunidades terapêuticas do município que atuam nessa área. Dentre os temas traçados estão o papel da família no processo de acolhimento do cuidado ao dependente químico; possibilidades técnicas na atenção à família codependente; os impactos biopsicossociais do uso nocivo de drogas na sociedade; o papel das redes sociais na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas; e outros.

Comunidades terapêuticas

Betim conta com cinco comunidades terapêuticas conveniadas com a prefeitura e que ficam à disposição para acolhimento das demandas da Supod. Além disso, para dar mais segurança aos usuários e seus familiares, a superintendência realiza o credenciamento e o monitoramento de todas essas comunidades terapêuticas do município, para que tenham seus serviços regulamentados e para garantir que atuem conforme a legislação vigente.