24 NOV 2022
Mutirão de Diabetes alerta população sobre a doença em Betim

Neste sábado (26), a Praça do Encontro, em Betim, recebe, das 8h às 13h, o Mutirão do Diabetes. O evento é organizado pelo Centro Oftalmológico do Hospital Evangélico, com apoio da Prefeitura de Betim, e tem como objetivo promover educação em saúde sobre o diabetes e suas complicações, além de incentivar a adesão ao tratamento adequado e maior responsabilização do paciente no autocuidado. A ação terá a participação de uma equipe multidisciplinar com cerca de 40 profissionais voluntários, dentre nutricionistas, oftalmologistas e acadêmicos de medicina.

O público participante do mutirão receberá orientações sobre a prevenção e o tratamento do diabetes. Serão oferecidos gratuitamente, também, os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, realização de exames de fundo de olho e de pé, além de avaliação de medidas corporais e orientação nutricional.

Segundo a referência técnica do setor de Condições Crônicas da Secretaria de Saúde, Erica Souza, a pessoa com diabetes deve manter uma vida saudável, com controle do peso, controle de pressão arterial e hábitos saudáveis, como não fumar, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas e praticar atividade física regular. “O diabetes não controlado pode trazer graves complicações que podem afetar a visão, os sistemas neurológicos e circulatórios, causando, por exemplo, o pé diabético, que pode levar à amputação do membro. Por isso é importante seguir o tratamento corretamente e realizar o autocuidado”.

Mutirão de Diabetes
Sábado, 26 de novembro