26 OUT 2022
Hospital Regional de Betim vai ganhar brigada de incêndio
A Prefeitura de Betim está criando uma brigada de incêndio do Hospital Público Regional (HPRB). O objetivo é ter uma equipe preparada para agir de forma rápida,  organizada e com segurança em situações de emergência, com necessidade de evacuação, além de atuar na prevenção e combate a incêndios. A brigada vai operar em todo complexo hospitalar, que inclui os prédios do HPRB, com área térrea e torre de cinco andares; do Centro Materno-infantil, com nove andares; e do galpão logístico, que tem três andares.

“Elaboramos um plano que organiza e padroniza a atuação dos brigadistas na prevenção e combate a incêndio e em outras ocorrências que demandem evacuação, como desabamentos, inundações e ameaças de bombas. Os funcionários que irão compor a brigada atuarão de forma voluntária e estarão treinados para agir diante da situação de risco e pânico, preservando vidas e minimizando perdas materiais”, explicou a diretora-geral do HPRB, Flávia Franco.

O Plano de Prevenção, Combate à Incêndio e Evacuação de Emergência foi elaborado pela equipe do HPRB e validado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas (CBMMG). A Unidade Betim do CBMMG está, ainda, treinando cerca de 200 funcionários do hospital para serem brigadistas.

O treinamento envolve teoria e prática. Na parte teórica, que foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro, ocorreu a apresentação do plano de prevenção e a aprovação do Regimento Interno da Brigada de Incêndio do HPRB. Os participantes também receberam instruções técnicas de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndio. Já na parte prática, realizada nesses últimos dias (de 20 a 31), os participantes estão aprendendo a operar os equipamentos que fazem parte do sistema de combate a incêndio, como os extintores e hidrantes, e passam por exercícios de simulação de situações como evacuação e socorro das vítimas.