25 OUT 2022
Prefeitura de Betim amplia ações de prevenção da saúde da mulher
Número de inserção de DIU e de realização de exames Papanicolau aumentou nos últimos dois anos
A Prefeitura de Betim, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, vem obtendo êxito nos atendimentos às mulheres da cidade. Nos dois últimos anos foi crescente o número de exames para prevenção do câncer de colo do útero (Papanicolaou) e de inserção do DIU (dispositivo intrauterino) realizados na Rede SUS.

Ao longo de 2020, foram realizadas 193 inserções de DIU; em 2021, 843. Neste ano, até o mês de setembro, 569 inserções foram registradas. Quanto aos exames de Papanicolau, em 2021, houve um aumento de 36% em relação ao ano anterior. Foram  5.925 exames realizados em 2021 e 9.268 em 2022.

A qualificação contínua de profissionais da saúde tem um papel fundamental para que esses resultados sejam alcançados. Segundo a referência técnica da Saúde da Mulher, Elizângela de Souza, “a oferta de capacitações de acordo com a demanda dos serviços ofertados pela rede pública de saúde vem possibilitando a atualização de alguns profissionais e a formação de outros para a realização de procedimentos como os exames preventivos e a inserção de DIU. Isso reflete na melhoria e no aumento dos atendimentos oferecidos às mulheres”, destaca.

Somente em 2022, 270 profissionais que atuam na Rede SUS Betim e nos demais municípios que compõem a região de saúde receberam capacitação sobre os desafios da prevenção do câncer de colo do útero. Outros 70 profissionais estão participando de capacitação para inserção do DIU.

Além da capacitação profissional, a prefeitura realiza campanhas educativas, como a do Outubro Rosa, que buscam disseminar para as moradoras de Betim informações sobre a prevenção de doenças e sobre as políticas públicas de saúde. São realizadas, também, diversas ações contínuas na rede de saúde para prevenir o adoecimento das mulheres.