17 OUT 2022
Combate à Sífilis é tema de campanha em Betim
O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, tradicionalmente celebrado no terceiro sábado do mês de outubro, marca a luta contra a doença, que, nos últimos anos, voltou a crescer no Brasil e no mundo. Em Betim, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessa Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a prefeitura está promovendo uma campanha educativa, que envolve ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, além de publicações informativas nas plataformas digitais oficiais do município. As atividades ocorrem ao longo deste mês e são abertas a toda a população. A programação pode ser encontrada no portal da prefeitura https://www.betim.mg.gov.br/combateasifilis.

A situação da sífilis é preocupante em todo o Brasil. Nos dois últimos anos,  devido à pandemia da covid-19, foi registrada uma subnotificação da doença, o que aponta uma redução dos casos que não reflete à realidade.  Em Betim, os dados da Vigilância Epidemiologia refletem esse cenário:

Número de casos confirmados de sífilis em residentes de Betim
Sífilis Adquirida:
2020: 430
2021: 484
2022: 180

Sífilis em Gestantes
2020: 153
2021: 188
2022: 91

Sífilis Congênita
2020: 51
2021: 74
2022: 51

A sífilis é uma IST causada pela bactéria _Treponema pallidum_. A doença pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto que faz sexo sem camisinha, como também a do bebê que pode ser infectado pela mãe durante a gestação. A sífilis congênita é uma das formas mais graves da doença e pode causar má formação no feto.

A melhor forma de prevenção é o uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina. A testagem e o acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

Em Betim, existe um protocolo implantado na rede pública de saúde para diagnóstico, tratamento e acompanhamento da sífilis e do recém nascido exposto à doença durante a gestação.

A sífilis é grave, mas tem cura. A testagem e o tratamento são realizados de forma gratuita na rede SUS Betim. Os pacientes infectados devem seguir todo o tratamento e fazer o monitoramento da doença até a cura.