05 OUT 2022
ECOS
Prefeitura de Betim inicia trabalho de prevenção a estragos provocados por tempestades
Com a chegada do período chuvoso vem também a preocupação com a possibilidade da queda de árvores, fato que comumente provoca diversos transtornos à população. Com o objetivo de prevenir possíveis estragos, a Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), iniciou, nesta semana, um trabalho de vistorias em áreas da cidade que possuem árvores propensas à queda.

A equipe de Gerência de Parques e Jardins, acompanhada por biólogos e engenheiros agrônomos, está fazendo uma varredura dos pontos com históricos de quedas para analisar a saúde das arvores existentes. A partir dessa avaliação será organizado um mutirão de poda e supressão daquelas que apresentarem risco iminente.

Já foram verificadas, ao todo, mais de 80 áreas onde foram registrados tombamentos de árvores no último período chuvoso. Nessa área já vistoriada, 11 ramificações apresentaram inclinação muito acentuada, dentre outras anormalidades e, por isso, serão suprimidas ou podadas. "A queda de galhos ou de árvores inteiras é um fenômeno decorrente da própria natureza. Mas para evitar qualquer risco à população, fizemos o mapeamento das áreas com histórico, iniciamos a varredura e, em seguida, realizaremos o mutirão de poda e supressão daquelas que apresentarem mais riscos", destaca a presidente da Ecos, Marinésia Costa Makatsuru.

A presidente esclarece ainda que a ação não tem qualquer intuito de provocar danos ao meio ambiente. "Temos a sustentabilidade como premissa desta administração, por isso nossa Diretoria de Serviços Ambientais promove frequentemente o plantio de mudas de árvores oriundas do viveiro municipal. Neste mês, por exemplo, mais de 900 mudas serão plantadas no município", pontua Marinésia.

O cidadão que observar qualquer anormalidade em um árvore, seja inclinação acentuada, queda de galhos, presença de cupins ou qualquer outro tipo de comprometimento nas raízes, pode acionar a Gerência de Parques e Jardins pelo telefone 3512-3160 ou a Defesa Civil pelo número 3594-1201 / 5587.