05 OUT 2022
SAÚDE
Prefeitura de Betim lança campanha para conscientizar sobre a prevenção de cânceres
Trabalho unirá ações do Outubro Rosa e do Novembro Azul

Milhares de homens e mulheres morrem, todo ano, no Brasil e no mundo, acometidos por algum tipo de câncer. Por outro lado, milhares de pessoas sobrevivem à doença graças ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado. Dentre as mulheres, o tipo de maior incidência é o câncer de mama. Dentre os homens, o de próstata é um dos mais incidentes. Atenta a essa realidade, a Prefeitura de Betim lançará, neste sábado (8), a partir das 9h, na Praça do Encontro, mais uma edição de uma ampla campanha a fim de informar e conscientizar a população sobre a prevenção de cânceres.

Desta vez, as ações do Outubro Rosa, voltadas para a prevenção de câncer em mulheres, e as do Novembro Azul, que têm como alvo a prevenção do câncer de próstata, estarão unidas num único planejamento e terão como temas: "Para lembrar que os cuidados da mulher devem permanecer o ano inteiro" e "Cuidar da saúde também é coisa de homem".

Segundo a referência técnica da Saúde da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, Elizângela de Souza, ao longo do sábado haverá atividades de orientação à saúde e outras lúdicas. "Sem perder de vista a seriedade dos temas tratados, vamos, num clima de alegria, oferecer para os usuários orientações de saúde, apresentações musicais, recreação para crianças e adultos, ritbox, zumba, massagem relaxante, dicas de maquiagem e o imunização por meio do Vacimóvel".

Nesse contexto, a secretária municipal de Saúde, Fernanda de Oliveira, informa que, ao longo dos próximos 60 dias, a Prefeitura de Betim, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizará diversas atividades que buscam conscientizar a população sobre medidas de prevenção ao câncer e, também, sobre como ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento na Rede SUS local.  Para participar das atividades, os usuários podem procurar a UBS de referência. "Nosso objetivo é conscientizar mulheres e homens sobre a importância do cuidado com a saúde para prevenir não só os cânceres, como também outras doenças", enfatiza.

Para mais informações sobre o câncer de mama e o de próstata, acesse as cartilhas do Ministério da Saúde:
Cartilha Câncer de Mama
Cartilha Câncer de Próstata