14 SET 2022
MEIO AMBIENTE
Betim comemora Dia da Árvore com peça teatral e distribuição de mudas e sementes
Verdadeiro tesouro da natureza, as árvores promovem inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar. Elas melhoram a qualidade e a umidade do ar, reduzem os efeitos do calor excessivo, contribuem com o abastecimento do lençol freático, absorvem os barulhos da cidade, ajudam a reduzir o estresse das pessoas, dentre diversos outros benefícios. Por isso, o Dia Mundial da Árvore - celebrado na próxima quarta-feira, 21 de setembro - será comemorado em Betim com uma programação especial. As atividades serão promovidas pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad).

As ações incluem, neste ano, uma iniciativa lúdica para despertar a consciência ambiental já nos pequenos cidadãos. A peça teatral "Júri da Árvore", escrita pela servidora da Semmad Maria Regina de Souza, será apresentada pelos próprios servidores da pasta a crianças e adolescentes da rede pública municipal. A montagem artística abordará um divertido tribunal de embate entre aqueles que são contra um plano de arborização do município e os que são a favor. Com advogados de defesa e de acusação, juiz e testemunhas, a peça promete transmitir, com entretenimento, a importância da questão ambiental para o presente e o futuro do planeta. A encenação será às 9h, no Teatro Municipal Prefeito Newton Franco Amaral.

Ainda compondo a programação do Dia da Árvore, a Semmad realiza, também no dia 21, uma blitz ambiental com distribuição de mudas e sementes arbóreas em três pontos da cidade, das 14h às 16h: no hall da Prefeitura de Betim; no Centro de Referência de Assistência Social Icaivera (rua Poranga, nº 74); e em frente à Escola Municipal Barão do Rio Branco (Estrada de Esmeraldas, s/n, Vianópolis).

”Juntamente com o Dia do Meio Ambiente, em junho, o Dia da Árvore configura uma das datas mais especiais para nós, da Semmad. O objetivo de realizar uma programação especial é levar a população a refletir sobre a importância de se preservar esse valioso recurso natural, evitando o desmatamento e promovendo a expansão do maciço arbóreo por meio do plantio”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável, Ednard Tolomeu.

Plano Municipal de Arborização Urbana

Além da programação para o Dia da Árvore, vale ressaltar que, desde 2017, uma nova Betim vem sendo construída. O Plano Municipal de Arborização Urbana já contemplou a cidade com mais de 110 mil árvores plantadas sem gastos para o município. As aquisições das mudas, por meio de contrapartidas ambientais, são um marco da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Neste ano, estima-se que, ao todo, 40 mil mudas sejam plantadas.