09 SET 2022
Seter impulsiona crescimento do emprego em Betim

Seter abre quase 7 mil postos de trabalho nos primeiros sete meses deste ano

A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), divulgou, nos sete primeiros meses deste ano, quase 7 mil vagas de empregos para os betinenses. Foram 6.954 oportunidades para trabalho, inclusive para pessoas com deficiência. Esse é um dos dados que chamam a atenção no balanço das ações da Seter de janeiro a julho  deste ano, no qual também estão as profissões ofertadas, o número de empresas que disponibilizaram as vagas, os cadastros feitos no período para os diversos cursos ofertados e quais programas de fomento ao emprego foram demandados.

Já o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e da Previdência, em seu último levantamento, divulgado na semana passada,  também divulgou números relativos aos sete primeiros meses de 2022 em todo o Brasil. De acordo com a sondagem, o município de Betim abriu, de janeiro a julho, 2.987 empregos formais, período em que a Seter ofertou 6.954 vagas de trabalho. Ainda segundo o Novo Caged, somente em julho, Betim abriu 791 postos de trabalho com carteira assinada. Nesse mesmo mês, a Seter ofertou 1.354 vagas de emprego. A diferença entre os dados da Seter e os do Novo Caged ocorre em razão da Seter também ofertar vagas de trabalho para empresas da região metropolitana.

Segundo o superintendente da Seter, Antônio Carlos de Matos Rocha, é evidente a influência das ações da Superintendência na melhoria dos índices de empregabilidade no município de Betim. “A Superintendência trabalha para que as vagas que são geradas aqui permaneçam no município. Nós oferecemos um trabalho de primeiríssima qualidade de apoio às empresas e também ao morador do nosso município, que está procurando uma oportunidade de trabalho. O cidadão betinense já tem a Seter como fonte de consulta para vagas de emprego, ela virou uma referência para a nossa população, devido à transparência e à visibilidade que nossas equipes dão a todos os processos de oferta das vagas.”

Seter vai além da divulgação de vagas

O objetivo da Seter é facilitar o acesso do trabalhador ao mercado de trabalho, por meio dos diversos serviços oferecidos, dentre eles, a captação e intermediação de mão de obra. Para isso, foi criada uma linha direta com as empresas. Nos primeiros sete meses deste ano a Seter fez 566 atendimentos a empresas que disponibilizaram vagas de empregos formais, alcançando a média de 80 empresas por mês.

Programas de qualificação e treinamento

A qualificação de pessoal visa o aperfeiçoamento do indivíduo e a melhoria da produtividade da empresa. O diagnóstico é baseado em estatísticas efetuadas sobre as oportunidades que não têm mão de obra qualificada disponível no mercado e, portanto, a oferta de cursos de qualificação visa suprir essa demanda. A Seter tem disponíveis para o cidadão de Betim 14 programas de qualificação e treinamento.

O Programa Agende, funciona como uma Central de Prestação de Serviços Autônomos; o Programa Jovem do Bem, que tem o objetivo de inserir jovens com idade entre 14 e 24 anos, moradores de Betim, no mercado de trabalho; o Polo Tecnológico tem o objetivo de oferecer qualificação profissional, capacitação e treinamentos de forma permanente, por meio de parcerias firmadas entre Seter e instituições de ensino públicas e privadas.

Já o Programa de Escolarização do Trabalhador oferece apoio pedagógico às pessoas que buscam oportunidades de trabalho ou qualificação profissional e apresentam defasagem escolar.

O Programa de Apoio à Empregabilidade da Mulher objetiva oferecer formação e contribuição para a inserção das mulheres no mercado de trabalho de forma permanente.

Para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho foi criado o Programa Municipal de Acesso da Pessoa com Deficiência (PCD). A Seter trabalha também com os Programas de Inserção da População em Situação de Rua, do Egresso do Sistema Prisional e de Inserção do Imigrante no Mercado de Trabalho; Programas de Formação e Apoio à Empregabilidade da População LGBTQIA+; Oportunidades para a Maturidade; Qualificar para Emancipar e o Programa Municipal de Economia Solidária e Apoio ao Artesão (Ecosol).

Descentralização

Visando facilitar o acesso das pessoas que moram em regiões mais distantes da área central, a Seter está construindo outro programa para lançado em breve. O Programa Seter no seu bairro, com a proposta de ofertar diversos cursos e vagas para os cidadãos de Betim que morem mais distante da área central e que estejam em busca de oportunidades de emprego.

Mais informações podem ser obtidas na Seter, na rua Tito Pedrosa, 55, Centro, ou pelo telefone (31) 3531-1268.