01 SET 2022
Prefeitura de Betim disponibiliza o "Geosuas", ferramenta que vai facilitar o acesso aos serviços de assistência social

Prefeitura de Betim disponibiliza o "Geosuas", ferramenta que vai facilitar o acesso da população aos serviços de assistência social

Novo conteúdo conta com mapa interativo e manual de instruções

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), disponibiliza, nesta quinta-feira (1), o Geosuas-Betim, ferramenta que atualiza informações territorializadas e  facilita o acesso, pela população, aos serviços de assistência social. O programa já está disponível na página da Semas, no portal da prefeitura (www.betim.mg.gov.br).

Produzido pela Vigilância Socioassistencial da Semas, o Geosuas-Betim é composto por uma lista contendo as ruas e os bairros indicados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e um mapa interativo com os territórios dos mesmos, além dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e a localização destas e de outras unidades da Semas, bem como da Saúde e da Educação (Unidades Básicas de Saúde, creches e escolas públicas).

Para a geógrafa da Vigilância Socioassistencial, Graziele Muniz, a criação do Geosuas é imprescindível para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados. "O Geosuas-Betim, ao possibilitar a visualização dos territórios atendidos pelas unidades da Assistência Social e também a localização das Unidades Básicas de Saúde, hospitais, creches e escolas, ajuda os cidadãos a conhecerem melhor os territórios do município e agiliza a busca e o acesso da população aos serviços ofertados. Possibilita que todos conheçam melhor a cidade e, assim, ajudem a quem precisa dos serviços disponibilizados.”

Já a secretária de Assistência Social, Sandra Queiroz, ressalta a importância desses novos  conteúdos para o fortalecimento da política pública em Betim.  “O Geosuas-Betim é uma ferramenta que vai aprimorar o trabalho social que disponibilizamos. Ao indicar geograficamente o local onde as famílias mais vulneráveis estão, os locais que apresentam maior demanda para nossas intervenções, nós poderemos otimizar e evoluir ainda mais o trabalho das nossas equipes técnicas nos territórios.”

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail vigilancia.social.betim@gmail.com ou pelo telefone: (31) 3596-4586.