18 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Teatro Municipal recebe alunos da Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro para sessão extraordinária de cinema
Nesta sexta-feira (19), 600 alunos da Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro, em Betim, participarão de uma sessão extraordinária de cinema no Teatro Municipal Newton Amaral Franco. O evento, organizado com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, faz parte do Projeto Integrador da escola: “Pixar: teoria da magia”, que vem desenvolvendo atividades lúdicas e motivacionais para as crianças na volta às aulas após a flexibilização das medidas de contenção à covid-19.

O objetivo do Projeto Integrador é trabalhar com as crianças, a partir da exibição de filmes de animação, a inteligência emocional, o raciocínio lógico, a compreensão, a interpretação, a sensibilidade e a criatividade. "Essas competências foram muito afetadas durante a pandemia em razão do isolamento social e da interrupção das aulas. Por isso, por meio dessas atividades, estamos buscando estimulá-las e potencializá-las nos alunos,” afirmou o pedagogo Alfredo Rodriguez.

“Nesse retorno às aulas, após a pandemia, é muito importante desenvolver atividades que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos, melhorando assim o desempenho escolar. A sessão de cinema no teatro permite ainda uma vivência cultural extraclasse”, declara a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

Desde o mês de junho, semanalmente, na própria escola, são exibidos filmes com temáticas que são trabalhadas posteriormente, pelos educadores, em atividades como rodas de conversa, debates, oficinas, produção de desenhos, pinturas, textos poéticos e literários, música, dentre outras produções artísticas e culturais. A programação do projeto se estenderá até o mês de outubro.