15 AGO 2022
ECOS
Trânsito: Betim realiza blitz para proibir trânsito de veículos pesados em parte do bairro Brasileia
A Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), realiza, durante este mês de agosto, uma blitz com objetivo de proibir o trânsito de veículos com peso acima de 5 mil toneladas em algumas vias do bairro Brasileia, na região central da cidade, como as avenidas Sebastião Dayrel e Amazonas, a rua Inspetor Jaime Caldeira e outras que dão acesso ao centro da cidade. Todas as vias cujo acesso desses veículos pesados é proibido estão devidamente sinalizadas.

"Além das placas de sinalização, estamos instalando faixas para alertar os motoristas acerca da proibição. Pedimos a compreensão dos condutores e que eles acessem as rotas alternativas", informa o gerente de trânsito da Ecos, Vladmir Macedo.

O artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro define que transitar em locais e horários não permitidos constitui infração passível de multa. "Nosso objetivo é, por meio de sinalização proibitiva no Brasileia e em outros bairros da cidade, que são residenciais, reduzir o tráfego de veículos pesados nessas áreas e, dessa forma, conter o transtorno para moradores. As ações ocorrerão de forma ordenada", destaca a presidente da Ecos, Marinésia Costa Makatsuru.

A restrição do tráfego só não ocorre em casos específicos, como a necessidade do transporte de material de construção ou do transporte de combustível justamente para as vias em questão. Mas isso só ocorre depois de avaliação técnica e Autorização Especial de Tráfego expedida por parte da Ecos.