11 AGO 2022
CULTURA
Concertos Noturnos: Orquestra Sinfônica de Betim interpreta obras de Haydn, Mozart e Sibelius no Teatro Municipal

Os compositores Haydn, Mozart e Sibelius - considerados alguns dos mais importantes e influentes autores da música erudita no mundo - terão suas obras lembradas na próxima quinta-feira (18), às 19h30, no Teatro Municipal Newton Franco Amaral. Sob regência do maestro Márcio Miranda Pontes, a Orquestra Sinfônica de Betim se apresentará em mais um espetáculo da série musical Concertos Noturnos, realizada pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra), a Vallourec Soluções Tubulares do Brasil e o Instituto Unimed-BH. O espetáculo oferece entrada franca, porém sujeita à lotação máxima do teatro.

A apresentação começa com o “Concerto para violoncelo nº 2”, do compositor Haydn. A obra permaneceu envolta em mistério até 1951, quando a partitura autografada de Haydn foi descoberta. Escrito entre 1781 e 1783, o concerto é um dos trabalhos mais extrovertidos do compositor austríaco. Na sequência, será apresentado o “Concerto para Clarinete”, de Mozart, composto em Viena, em 1791. É uma das últimas obras completas do aclamado autor e seu último trabalho puramente instrumental.

A orquestra seguirá a noite com a apresentação do poema sinfônico "Finlândia", do compositor finlandês Jean Sibelius. Escrita em 1899, a obra foi composta para as celebrações da imprensa, em Helsinque, como um protesto contra a crescente censura do Império Russo. Seu tema principal tornou-se o Hino Nacional da Finlândia.

Finalizando o espetáculo, uma parceria entre a Orquestra de Flautas Doce da Escola de Música da Sabra e a Orquestra Sinfônica de Betim leva ao público um repertório de canções do folclore alemão.

"Um dos propósitos da Secretaria de Arte e Cultura de Betim é enriquecer o cenário cultural da nossa cidade, através do fomento de cada segmento do trabalho artístico. Ao promovermos um concerto gratuito, com repertório de clássicos, ofertamos a todos o acesso cultural e ao mesmo tempo incentivarmos os músicos da nossa cidade", afirma o Secretário de Arte e Cultura, Gê Rodrigues.

Série de Concertos Noturnos - Orquestra Sinfônica de Betim
Dia: 18 de agosto (quinta-feira)
Local: Teatro Municipal Newton Franco Amaral - Betim
Entrada gratuita, porém sujeita à lotação do espaço