02 JUN 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Betim promove encontro com artesãos e anuncia novidades no projeto Economia Solidária

Na próxima terça-feira (7), às 17h, a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), reunirá mais de 400 artesãos do município. Eles participarão do Programa Municipal de Apoio ao Artesão e à Economia Solidária, programa que terá um fórum mais amplo para discussões, deliberações, encaminhamentos, formatações de políticas públicas, acompanhamento e avaliação de resultados.

Os artesãos que já fizeram cadastro na Seter estão sendo convocados para esse encontro. “É com a contribuição deles que nós vamos obter mais informações sobre como se dará esse novo modelo de Economia Solidária do município. Nesse encontro nós vamos criar a composição provisória do Fórum Municipal de Apoio ao Artesão e de Economia Solidária do Município, espaço onde os artesãos poderão se reunir, sempre que necessário. Esse é, também, o primeiro passo para que o cadastrado possa usufruir dos benefícios da participação nesse nosso programa, que são os locais de venda nos espaços públicos da Prefeitura de Betim, espaços de venda que a prefeitura tem dentro do Partage Shopping e do Mercado Central de Betim”, explica o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Carlos Rocha.

Ele ressalta que é importante o comparecimento do artesão já cadastrado na Seter para que receba as instruções de como participar do programa, que terá novidades. “Esse fórum será mais amplo, em que todas as pessoas que têm algum envolvimento com artesanato, seja por meio de uma associação ou de atuação individual, terão o apoio do programa. Este é um primeiro passo que damos. O segundo é que nós teremos, dentro do programa, uma formação contínua e permanente por meio de cursos em parceria com entidades e universidades de Betim”, adianta Antônio Carlos.

Os artesãos em Betim

A Seter tinha, até 2021, um total de 72 artesãos cadastrados. Hoje, esse número passa de 400 inscritos, o que, segundo o superintendente, significa o crescente interesse desses profissionais com relação ao programa de apoio à atividade.

Do total de artesãos registrados, 45% são do sexo masculino e 44% são do sexo feminino. O restante (11%) preferiu não se manifestar. Além disso, 83% disseram que não participam, ainda, de nenhum tipo de organização de apoio ao artesão. E 74% nunca participaram de evento organizado pelo Poder Público. E mais da metade desse total não possui outra fonte de renda.

Programa Municipal de Economia Solidária

O Programa Municipal de Economia Solidária é coordenado pela Seter e busca a oferta de serviços aos seus cadastrados, o apoio à produção artesanal, a organização das finanças ou do consumo baseado na cooperação, o que é chamado de autogestão, ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são, ao mesmo tempo, trabalhadores e proprietários.

Com relação aos artesãos, todo tipo de trabalho pode ser abrigado nessa incubadora de empreendimentos que o programa desenvolve por meio da Seter. Trata-se de uma incubadora permanente, que trabalha a formação dos artesãos e disponibiliza  oportunidades de exposição e venda dos seus produtos, com o objetivo de gerar renda.

Encontro com artesãos e novidades na Economia Solidária de Betim
Dia: 07.06.2022