Clique aqui e consulte nossas políticas.
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
29 MAR 2021
Betim retoma programa "Cuidando de Quem Cuida" em novo formato

Serviço oferece acolhimento e suporte terapêutico aos servidores da saúde,
agora também com a opção de práticas coletivas

A Secretaria Municipal de Saúde de Betim está retomando o programa "Cuidando de Quem Cuida" em um novo formato. Agora, trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Betim (SUS-Betim) que precisam de suporte terapêutico para lidar com o enfrentamento à pandemia da covid-19 podem participar de práticas coletivas e também passar por atendimentos individuais. O canal de atendimento telefônico voltará a ser disponibilizado e a plataforma Zoom ¿ que realiza videoconferências - será utilizada para ampliar as possibilidades de atendimento.

De acordo com a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Vivian Ribeiro, o programa foi criado no final de março de 2020 e realizou mais de 1200 atendimentos. "Com a diminuição da demanda, em janeiro de 2021, encerramos as atividades e encaminhamos os profissionais que ainda precisavam de suporte ao Serviço de Assistência ao Servidor (SAS) para a continuidade do acompanhamento", afirma.

Agora, diante de um novo cenário, com o aumento do número de contaminações e óbitos, os trabalhadores da saúde estão mais fragilizados, especialmente os que estão na linha de frente do combate à covid-19. "Sentimos a necessidade de retomar o programa, ofertando um apoio maior aos servidores e expandindo a rede de cuidados, com um novo modelo, em parceria com os cursos de psicologia das instituições de ensino PUC Minas Betim e Faculdade Pitágoras", explica.

O programa
O "Cuidando de Quem Cuida" tem como principal objetivo dar suporte psicológico e emocional aos profissionais do SUS-Betim. O programa conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e estudantes das instituições de ensino parceiras da Prefeitura de Betim. Além do apoio psicológico, são dadas orientações sobre práticas de relaxamento e meditação, técnicas de autocuidado e exercícios de automassagem, dentre outras, para auxiliar no controle de ansiedade, do estresse e no alívio de tensões musculares.

Atendimentos
Para buscar atendimento individual, o servidor interessado pode entrar em contato pelo telefone 3512-3314, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O servidor será acolhido pela equipe de plantão e será avaliada a necessidade de encaminhamento e atendimento presencial.

Já as oficinas coletivas de promoção da saúde denominadas "Práticas de autocuidado: um tempo pra mim" começam nesta quarta-feira (31), às 14h. Para participar, basta acessar a plataforma Zoom, nos horários preestabelecidos pelo link: https://us02web.zoom.us/j/86412921847?pwd=Si92TU84UjRNeUp2WGZVK05nenM5Zz09 ou pelo ID da reunião: 864 1292 1847, com senha de acesso: 896773. Não há nenhum pré-requisito para participar.

Oficinas - "Práticas de autocuidado: um tempo pra mim"
As oficinas "Práticas de autocuidado: um tempo pra mim" têm como objetivo auxiliar a percepção de si mesmo. As práticas oferecidas auxiliam no gerenciamento da ansiedade, do estresse e na indução natural do sono, bem como alívio de tensões e dores musculares. Também contribuem para o equilíbrio do sistema autoimune, para o desenvolvimento do estado de presença, foco, concentração, memória e para outros benefícios psicofísicos. Serão realizadas práticas de relaxamento, de respiração e de meditação, técnicas de autocuidado, exercícios de automassagem, práticas para ampliar a conexão corpo físico e corpo mental, exercícios corporais para sensibilização e flexibilização, entre outros.

Cada oficina tem duração de 30 minutos e cada trabalhador pode participar em qualquer horário ofertado, pois são oficinas independentes. A cada dia serão ofertadas práticas diferentes para aqueles que tiverem disponibilidade de participar diariamente.

Horários*

*A sala na plataforma Zoom será aberta com cinco minutos de antecedência e as práticas iniciarão pontualmente nos horários pré-determinados.

Fonte: Carina Vieira dos Santos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024