16 MAR 2021
Idosos de 78 e 79 anos começam a ser vacinados contra a covid-19 em Betim

A Prefeitura de Betim começa a vacinar idosos de 78 e 79 anos contra a covid-19, nesta semana. Com a chegada de um novo lote com 1.780 doses do imunizante, entregue ao município pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), foi feita a ampliação da faixa etária do grupo de idosos. As vacinas já estão sendo distribuídas e, nos próximos dias, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) darão início aos agendamentos para aplicação.

A vacinação segue sendo realizada por agendamento para evitar aglomerações nas UBS e otimizar as doses, uma vez que cada frasco contém 10 unidades que devem ser utilizadas até 8h após aberto. Profissionais das unidades estão entrando em contato com os idosos por telefone - ou por meio de agentes comunitários de saúde - para marcar dia e horário para que compareçam à UBS ou para serem vacinados em domicílio.

Os idosos com mais de 80 anos, que ainda não receberam o contato da unidade, podem procurar a Unidades Básicas de Saúde de sua referência para receber a primeira dose da vacina.

Balanço parcial da vacinação contra a covid-19 em Betim:
Dados atualizados até 15 de março de 2021

Doses distribuídas aos postos de vacinação: 22.331
Doses nos postos da vacinação aguardando cronograma de aplicação: 2.079
Doses aplicadas: 20.252 - Dose1 - 13.401 e Dose 2 - 6.851,
sendo:

- Trabalhadores da Saúde: Dose1 - 8.323 e Dose 2 - 5.382
- Idosos ILPIs: Dose1 - 285 e Dose 2 - 265
- PDC em residências inclusivas: Dose1 - 158 e Dose 2 - 96
- Idosos 90+ anos: Dose 1 - 1.169 e Dose 2 - 1.108
- Idosos de 80 a 89 anos: Dose 1 - 3.466 e Dose 2 - 0

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que esse é um dado parcial e sujeito à alteração. A atualização do número de doses aplicadas está sendo feita gradativamente à medida em que as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema informatizado.

Fonte: Carina Vieira dos Santos