15 MAR 2021
Curso de Musicalização Infantil está com vagas abertas em Betim

Iniciativa tem apoio das secretarias municipais de Educação e de Arte e Cultura; aulas são gratuitas

A Sociedade Artística Brasileira (Sabra) está selecionando estudantes betinenses para o curso de
Musicalização Infantil. Podem participar alunos regularmente matriculados no 2º e no 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. As inscrições para as 320 vagas disponibilizadas ocorrem até 31 de março. A iniciativa conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Arte e Cultura. O curso é gratuito e os editais estão disponíveis no portal da Semed, dentro da plataforma "Estuda Betim".

O curso, com duração de um ano, inclui aulas teóricas e práticas de música e instrumentos musicais. As aulas também têm o objetivo de estimular a capacidade comunicativa e a convivência social dos participantes. Inicialmente, as atividades serão realizadas de forma remota, respeitando as medidas de distanciamento social em razão da pandemia de covid-19. Se houver mudanças nos protocolos vigentes, o curso passará a ter aulas presenciais na sede da Escola de Música Sabra ou nas escolas públicas parceiras.

Ao final do primeiro ano de curso, os estudantes passarão por novo processo seletivo e poderão continuar os estudos em turmas avançadas.

Sobre a Sabra
Fundada em 2013, a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Betim. A organização promove o ensino gratuito de música, por meio dos cursos Musicalização Infantil, Música, Orquestra Sinfônica, Grupos Instrumentais de Câmara, Coral Adulto e Coral Infanto-juvenil. A Sabra também realiza concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas com os grupos musicais formados por seus alunos e professores.

Em 2020, os concertos, ensaios e aulas presenciais foram suspensos devido à pandemia. Quase dois mil estudantes estavam matriculados no ano passado, nas cidades de Belo Horizonte, Betim e Nova Lima. Para 2021, todo o projeto pedagógico da Escola de Música teve que ser adaptado para o ensino à distância. As atividades são financiadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Contam ainda com o apoio da Prefeitura de Betim e com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, da Vallourec, do Sicoob Credicom e da Sada Transportes.

Musicalização Infantil
Inscrições:

Período: até 31 de março.

Fonte: Carina Vieira dos Santos