15 MAR 2021
Betinenses podem usar parte do imposto de renda para ajudar crianças, adolescentes e idosos da cidade

Contribuinte pode, até 30 de abril, realocar até 6% do IR devido para fundos de proteção social

Nem todos os cidadãos sabem, mas é possível fazer a diferença na vida de quem precisa por meio do Imposto de Renda (IR). É que, no momento da declaração, o contribuinte pessoa física pode destinar até 6% de seu IR para o contribuir com o financiamento de projetos e serviços sociais relevantes do município.

Até 30 de abril, o contribuinte pode realocar 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo do Idoso. A destinação dessas frações do imposto podem ser feitas simultaneamente para os dois fundos. O processo é feito durante o próprio ato da declaração: o sistema do IRPF faz o cálculo e gera a DARF. Além de beneficiar vidas, a realocação permite saber, com segurança, em que exatamente o recurso está sendo investido.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Betim (CMDCA), Júnia Amaral, reforça como a contribuição é importante para transformar a realidade de muitos projetos sociais. "A destinação de uma pequena parte do IR pode ajudar até 88 instituições aptas a defenderem os direitos das crianças, dos adolescentes e dos idosos de Betim".

Segundo a agente da Receita Federal em Betim, Mauritânia Messias, o município tem potencial de destinação superior a 3,2 milhões de reais. No ano passado, porém, as realocações registraram pouco mais de 109 mil reais, provenientes de 202 contribuintes. "Nosso objetivo é disseminar a relevância dessa destinação, multiplicando o número de contribuintes e colaborando com mais projetos locais que beneficiam diretamente a população betinense."

Mauritânia destaca que o valor destinado diminui, diretamente na Declaração de IR, o valor do imposto a recolher, ou aumenta a restituição, não havendo perdas ao contribuinte. O próprio programa faz os cálculos, devendo o contribuinte atentar-se para o pagamento do DARF até o dia 30/04/2021.

Perguntas e respostas
Quem tiver dúvidas sobre a destinação do IR para fundos de proteção social pode receber mais informações por meio de uma live no próximo dia 18. A iniciativa foi planejada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, a Receita Federal do Brasil, a Associação de Contadores de Betim e Região, o CMDCA e o Conselho Municipal do Idoso.

A transmissão do encontro será realizada pela plataforma do Google Meet, das 10h às 12h, e é aberta ao público, que pode participar pelo link
https://meet.google.com/bkt-nxap-hmj?hs=122&authuser=4 .

O bate-papo contará com a presença de três profissionais que orientarão os caminhos para a destinação correta. São eles: Frederico David e Campos, diretor voluntário no Comitê pela Cidadania e fundador da startup social "Ser Solidário"; Carlos Eduardo Bernardi da Cruz, gestor de projetos e coordenador do grupo de educação fiscal no Ministério da Economia; Sérgio Dias Bebiano, contador, diretor da ACID, consultor tributário e presidente do Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis; além da mediadora, Ivani Santos, contadora, diretora social Ascap e contadora voluntariado CFC.
Fonte: Raynan Coimbra Hadad