12 MAR 2021
Betim disponibiliza pesquisas sobre impactos da mudança do clima

Estudos poderão ser acessados pelo site da prefeitura no Dia Nacional da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas, comemorado em 16 de março

Na próxima terça-feira (16), Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a Prefeitura de Betim disponibilizará em seu site duas importantes pesquisas sobre desenvolvimento sustentável e a resiliência climática da cidade.

Os estudos "Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa" e "Análise de Vulnerabilidade e Risco Climático" foram realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), em parceria com a ONG global Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), por meio do projeto Urban-Leads II. Estratégicos, os documentos têm relação direta, cujo objetivo é apontar medidas de mitigação de gases de efeito estufa e promover adaptação aos impactos da mudança do clima em Betim nos próximos anos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu, destaca que os estudos vêm coroar ações concretas que já são realizadas no município desde 2017- a começar pelo recorde de plantio. "Mais de 90 mil mudas de árvores foram plantadas em quatro anos. A arborização desempenha papel fundamental para o controle das alterações climáticas, pois é responsável tanto pelo processo de evapotranspiração, como pelo ciclo da água- no qual devolve a água para a atmosfera e controla todo o regime de chuvas".

Outra atividade que contribui para a transformação de Betim em uma cidade mais sustentável é o incentivo ao uso da bicicleta como transporte público não poluente. A cidade ganhará, nos próximos meses, um novo trajeto de ciclovia ligando o bairro Jardim Alterosas ao viaduto Jacintão. Hoje, o município conta com 32 km de ciclovias e seis bicicletários implantados nas principais avenidas.

Reconhecimento
Por conta dessas iniciativas sustentáveis, Betim foi reconhecida pelo secretário-geral do ICLEI, Gino Van Begin, como uma das cinco cidades brasileiras que lideram o reporte climático em nível nacional. Betim também está, conforme Van Begin, dentre as cinco brasileiras que têm capacidade de influenciar e inspirar cidades de todo o mundo a avançarem no combate à mudança climática. Ele destacou o município no blog do Iclei, o City Talk, em fevereiro.

A data

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas tem como objetivo chamar a atenção da população para a necessidade de ações que reduzam o impacto de tais mudanças sobre o planeta. O aumento da emissão de gases de efeito estufa e de dióxido de carbono (CO2) são considerados a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima.

Aliado a esse problema, ocorre ainda a degradação ambiental, a perda de biodiversidade e o desgaste dos recursos naturais no mundo, o que resulta em derretimento de geleiras, tempestades mais intensas, dentre outros fenômenos que afetam milhares de pessoas no mundo.

Fonte: Raynan Coimbra Hadad