24 FEV 2021
Aplicativo ClicaBus chega a cerca de 22 mil downloads

Gratuito, app facilita a vida de quem precisa usar transporte público em Betim

O aplicativo ClicaBus, desenvolvido pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (ECOS), chegou, nesta semana, a 21.425 downloads. O número simboliza o sucesso de adesão do software, lançado em 2017. O app está disponível gratuitamente para celulares com sistema Android e IOS.

O software permite, além de consultar os horários de todas as linhas do Sistema de Transporte Público Municipal de Betim, acompanhar em tempo real o prazo de chegada do veículo a determinada parada. Com isso, o usuário pode saber quando seu ônibus ou sua van vai chegar. Também é possível saber os pontos mais próximos e ainda como chegar a um determinado endereço.

A gerente de Capacitação e Educação para o Trânsito da Transbetim, Patrícia Ramalho, destaca que essa iniciativa partiu do anseio da população. "A criação do aplicativo surgiu da necessidade de melhorar a experiência do usuário. Várias cidades do país já contam com essa tecnologia e Betim não ficou para trás".

Para a presidente da ECOS, Marinésia Makatsuru, proporcionar qualidade de vida aos cidadãos é um dos pilares da autarquia. "Nós trabalhamos dia e noite, em diversas frentes, para que os moradores de Betim tenham acesso a serviços de qualidade. Sob a responsabilidade da ECOS estão várias atribuições e a gerência do trânsito é uma delas. Possibilitar esse recurso às pessoas fortalece o nosso desejo de fazer o melhor em prol do povo da nossa cidade", ressalta.

Gestão arrojada
Segundo dados de 2020 da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há, no Brasil, mais smartphones que habitantes - são 234 milhões de celulares para 211 milhões de pessoas. Além disso, os brasileiros são conhecidos por serem um dos povos que mais passa mais tempo conectado à internet - principalmente às mídias sociais. "Esse perfil de apreço às tecnologias revela a importância de o poder público lançar mão de estratégias para suprir as demandas práticas dos cidadãos. E é isso que buscamos sempre", pontua Marinésia Makatsuru.

Fonte: Carina Vieira dos Santos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024