O que era preconceito vira arte e cede espaço para um espetáculo grandioso, todos os anos, no mês de janeiro
A Colônia Santa Izabel, na região de Citrolândia, se transforma em palco para a cultura em suas variadas formas, cores, vozes e interpretação de artistas nas suas mais diversas expressões, envolvendo o público em um novo mundo de sensações.
O evento contribui para eliminar a discriminação contras pessoas em tratamento de Hanseníase, o preconceito em relação À Colônia Santa Izabel - local onde antigamente eram abrigados os portadores da doença - além de alertar a população sobre os sintomas da hanseníase e a importância da prevenção.
O Concerto Contra o Preconceito é uma das festas mais importantes de Betim. Seu caráter sócio-cultural trabalha a conscientização e educação da população por meio do entretenimento, contribuindo para a redução do estigma adquirido ao longo dos anos e oferecendo à população local um meio de integração e socialização.
Artistas locais e de renome nacional, teatro, dança, exibição de filmes e documentários no Cine Teatro Glória, feira de artesanato e de livros fazem parte da programação anual do evento, que teve sua primeira edição realizada em 1993.
Uma parceria do Movimento de Reintegração da Pessoa atingida pela Hanseníase de Betim (Morhan), com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Ferais (Fhemig).