PESQUISE NO SITE
Insira seu endereço de e-mail
Prefeitura de Betim | Secretarias | Turismo | Turismo em Betim
 
Tipos de Turismo em Betim
..............................................................................................................

O Turismo Rural é hoje um dos setores que mais tem crescido em Betim. A cidade possui uma extensa área rural com fazendas, alambiques, parques ecológicos, pousadas, estabelecimentos do tipo "pesque-e-pague", sítios de aluguel, entre outros atrativos. Ainda dentro deste segmento se destaca o grande potencial da gastronomia betinense com restaurantes que exploram a culinária mineira em ambientes rurais.

 

O Turismo Ecológico é também uma vocação natural da cidade, uma vez que, possui áreas compostas por uma natureza exuberante como a Trilha dos Bandeirantes, a Lagoa Várzea das Flores, incluindo aqui também, relevos,  cenários e paisagens que são apropriadas as práticas esportivas realizadas em meio à natureza, como: caminhadas ecológicas, rappel, mountain bike, cavalgadas, entre outras.

 

 

O Turismo Religioso é marcado, principalmente, por acontecimentos já consagrados e que levam grandes fluxos de pessoas para a cidade como o Rebanhão do Senhor, a Cavalgada de São Jorge, a Festa de Nossa Senhora do Carmo (padroeira da cidade) e a Festa de Nossa Senhora  do Rosário.

 

O Turismo de Negócios possui um forte potencial para a expansão, já que a cidade é um importante pólo industrial. O setor industrial de Betim é bem diversificado, com destaque para os ramos de auto-peças e componentes metalúrgicos e minerais não metálicos. Além deste setor, o município se destaca na pecuária na comercialização de bovinos, suínos e galináceos, agricultura, horticultura, fruticultura e cana de açúcar. Como conseqüência ao Turismo de Negócios, a cidade vem crescendo os investimentos no setor turístico como hotéis, pousadas, restaurantes, barzinhos, parques ecológicos, entre outros.

 

O Turismo de Eventos representa atualmente, o maior potencial turístico de Betim. O palco dos grandes eventos realizados na cidade é o Parque de Exposição Davi Gonçalves Lara, que é hoje uma das mais completas infra-estruturas do Estado, recebendo anualmente diversos eventos de grande, pequeno e médio porte, como: Betim Rural, Feira da Paz, Encerramento do Betiquim e a Liberdade Faz a Festa. Além dos eventos ocorridos no Parque de Exposições David Gonçalves Lara, há também, durante todo o ano, uma série de eventos que animam a cidade e trazem ao turista diversão, lazer e cultura, como: o Sexta-Melhor, a Cavalgada de São Jorge, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, o Betiquim, o Encontro de Motociclistas e o Concurso Miss Betim, dentre outros.

 

O Turismo de Esporte tem proporcionado à cidade projeção  mídia nacional. Isso porque, o município possui o segundo maior Ginásio Poliesportivo de Minas Gerais e um dos 5 melhores do país. É o Ginásio Poliesportivo Divino Braga, que segue padrões internacionais e tem capacidade para 8.000 pessoas. Entre os eventos que acontecem no Ginásio, destacam-se as ligas nacionais e alguns jogos internacionais. O Kartódromo de Betim é um local que também, possui um forte potencial para o desenvolvimento profissional deste setor. As características da cidade favorecem ainda a prática de esportes off road, como o mountain bike, passeios de motos, jeeps, cavalos, além do hipismo clássico e rural. A vocação de Betim para o turismo esportivo tende a se consolidar, cada vez mais, com as quadras poliesportivas que estão sendo construídas nos bairros e com um grande projeto da prefeitura em parceria com a Fiat para a construção de um complexo esportivo na cidade.

 

O Turismo Cultural é um grande potencial turístico que está sendo descoberto em Betim. Através do empenho da prefeitura, instituindo o Conselho do Patrimônio Histórico Artístico-Cultural e da Funarbe, que tem investido no setor cultural  com o intuito de resgate e revalorização da cultura local. Destaca-se também, o Museu Paulo Araújo Moreira Gontíjo, a Casa da Cultura Josephina Bento, o  Salão do Encontro, os Centros Populares de Cultura (CPC's), a Colônia Santa Izabel, as exposições de arte, shows, a Festa do Congado, dentre outros.

..............................................................................................................
 
:: Endereço da Secretaria de Turismo::
Rua Inspetor Jaime Caldeiras, 870 – 4º andar
Centro – Betim – MG - Cep. 32.600-286
Telefone: (31) 3531-2422
 

Prefeitura Municipal de Betim

Rua Pará de Minas, 640 - Brasiléia - Betim-MG
CEP. 32.600-412 - Tel.: (31) 3512-3444 / 3512-3000

Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014 às 11:03:42