Prefeitura de Betim IPTU 2015
Webmail PMB
Contracheque
Cadastro Habitação
Licitações
Portal do Contribuinte
Ouvidoria
Mapa Online
Consulta Protocolo
Cadastro de Estagiário
Prefeitura de Betim . Secretarias . Meio Ambiente . Educação Ambiental
Educação Ambiental

Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental   


A Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável busca atender as peculiaridades locais, capacitando professores, funcionários, comunidade escolar das diferentes redes de ensino do município de Betim e a população em geral para elaboração e execução de programas, projetos e ações voltadas para a educação ambiental. A Secretaria desenvolve trabalhos através de palestras, oficinas, trilhas, cursos, e demais atividades, preparando agentes ambientais tornando-os mobilizadores com a finalidade de disseminação de informações educativas, informando e instrumentalizando o cidadão com novos saberes, oportunizando um pensar crítico e um agir responsável e consciente, incentivando-o a desenvolver ações socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis em prol do desenvolvimento sustentável.   

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Prefeitura de Betim, ciente da sua importância na promoção da preservação do meio ambiente tem imprimido em sua administração uma gestão com Responsabilidade Socioambiental, objetivando, sobretudo um desenvolvimento com sustentabilidade. Sabedora que o conhecimento e o acesso a informações são fatores determinantes na mudança de hábitos e posturas, solicitou à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio de sua Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental, viabilizasse a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental. Esse plano de educação ambiental visa atender os alunos da rede de ensino de Betim, por meio da Educação Ambiental Formal, e a comunidade de uma maneira ampla, por meio da Educação Ambiental Não-Formal. O material está em fase de finalização e análise pela Procuradoria do Município.  

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEA)

Com a finalidade de receber e atender o público dos diferentes segmentos de nosso município, a Prefeitura de Betim, e parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolve no Centro de Educação Ambiental "Geraldo Henrique Rodrigues Neves" -  CEA (av. Edméia Mattos Lazarrotti, 3000, Bairro Ingá), atividades como palestras, mini-cursos, trilhas educativas e interpretativas, seminários, workshop e oficinas visando informar, sensibilizar e orientar a comunidade para ações de preservação, manutenção e recuperação do meio ambiente, formando uma consciência ambiental mobilizada para a mudança de hábitos que fomente e promova qualidade de vida e sustentabilidade local.
 
Professores das diferentes redes de ensino, alunos dos diversos níveis de escolaridade acompanhados por seus respectivos responsáveis, comunidade em geral, empresas, instituições e demais interessados. Sempre com agendamento antecipado. As atividades começam em agosto e terminam em dezembro. 

Clique aqui e confira a Programação completa do Centro de Educação Ambiental 

 
Como participar
 
As inscrições serão realizadas diretamente na recepção da Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental de 2ª à 6ª feira das 9h30 às 11h e das 15h30 às 17h ou ainda pelo e-mail  
educacaoambiental.betim@gmail.com, respeitando-se o número de vagas, as datas e os horários. Para mais informações ligue: 3512.3171. 

Para conferir a programação completa clique aqui

SALA VERDE  

A Prefeitura Municipal de Betim através da Secretaria Municipal de Meio e Desenvolvimento Sustentável, Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental, obteve a aprovação para a implantação do PROJETO SALA VERDE por meio do EDITAL Nº 01/2013 do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA).

A Sala Verde é um espaço definido, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.  


AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)

A Prefeitura de Betim, como grande consumidora de recursos naturais e bens e serviços, e sabedora de sua responsabilidade socioambiental, vai implantar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e sua Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental, a Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P. Criada em 2001 pelo Ministério do Meio Ambiente, com quem a prefeitura firmou uma parceria, a A3P propõe ações que visam: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e capacitação dos servidores e a aplicação de licitações sustentáveis. Com isso espera reduzir os impactos socioambientais, gerar economia dos recursos públicos, conservar o meio ambiente e inserir nossa cidade nos trilhos do desenvolvimento sustentável.   
 
   
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MOVIMENTO  
   
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável por meio de sua Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental desenvolve o projeto "Educação Ambiental em Movimento". Essa atividade compõe-se de diferentes atividades como oficinas, palestras e cursos abordando temas como gestão de resíduos, cursos, trilhas ecológicas, oficinas, palestras, entre outros. A Educação Ambiental em Movimento se destina a diferentes públicos: alunos do ensino médio, professores, demais funcionários públicos, universitários, empresas e comunidade, tendo como objetivo fomentar a mudança de hábitos através da sensibilização e capacitação para questões ambientais, incentivando a sociedade a adotar práticas sustentáveis em sua relação com o meio ambiente. O projeto se inicia em outubro/2013 e a programação e inscrição já se encontra disponível na Divisão de Desenvolvimento e Educação Ambiental. Mais informação ligue: 3512-3171. 

   
CUIDE DO VERDE

O Programa Cuide do Verde é um programa de adoção de áreas verdes públicas, o qual visa estabelecer parcerias entre a iniciativa privada e o governo municipal, para que a Prefeitura Municipal de Betim, em parceria com a sociedade, consiga manter as áreas verdes públicas da cidade bonitas e bem cuidadas. A parceria incentiva que o adotante implante, revitalize e faça a manutenção de uma área verde e, em contrapartida, o mesmo pode explorar o espaço através de publicidade, de acordo com as normas pré-estabelecidas, além de se beneficiar de uma campanha publicitária do programa que será realizada pela prefeitura. Praças, canteiros centrais, rotatórias e parques ecológicos podem ser adotados. Além da manutenção, caso existam condições, o adotante pode ainda realizar a construção ou reforma da área. Com essa iniciativa, associam seus nomes a belas áreas, contribuem para o desenvolvimento da consciência de que somos todos responsáveis pela conservação do meio ambiente, criando referência para a população, além de divulgarem sua marca através do marketing ambiental. O programa está sendo reestruturado para trazer mais benefícios aos adotantes e à população. Mais informações, ligue no telefone 3512-3174.   
    
   
PROGRAMA UMA VIDA UMA ÁRVORE   
    

Plantio tem o intuito de semear a consciência verde entre os betinenses

 

Através do programa Uma Vida, Uma Árvore foram plantadas cerca de 30 mudas de diferentes espécies da flora brasileira em Betim. O plantio aconteceu no dia 23 de janeiro, e contou com a presença dos pais das crianças cadastradas no projeto e de diversas autoridades do município. O espaço escolhido foi um canteiro central na avenida Edmeia Matos Lazarotti, no bairro Niterói, próximo ao Supermercado Apoio Mineiro.

 

O projeto, que tem o objetivo de ampliar as áreas arborizadas da cidade e desenvolver na população a consciência verde, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Betim e a Rede Globo Minas. O município adotou o programa em 2008 e, até hoje, mais de 25 mil mudas foram plantadas em parques e canteiros espalhados pela região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Mudanças

 

Desde novembro do ano passado, o programa passou por algumas reformulações. Antes, no momento do registro do recém-nascido no Cartório de Registro Civil, o pai já tinha a oportunidade de fazer o cadastro no programa, o que correspondia a uma árvore plantada por cada criança nascida. Atualmente, o cadastro só é feito online, pelo site www.umavidaumaarvore.org. Podem participar do programa crianças de até 1 ano nascidas no município.


 
   
Projeto URBAN LEDs  
   
Promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono  
   
Em janeiro de 2013 o ICLEI lançou edital do projeto URBAN-LEDS Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Economias Emergentes , com o objetivo de apoiar iniciativas de baixa emissão de carbono em áreas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.  
   
O município de Betim se propôs a candidatura e foi selecionado para participar do projeto como uma Cidade Satélite após um processo seletivo bastante competitivo entre diversos municípios brasileiros. O comitê avaliador apontou as seguintes cidades para implementação do projeto no Brasil. Cidades Modelo: Fortaleza, CE, Recife, PE. Cidades Satélite: Belo Horizonte, MG; Betim, MG ; Curitiba, PR; Porto Alegre, RS; Rio de Janeiro, RJ; Sorocaba, SP.  
   
O projeto Promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono (Urban LEDS), apoiado pela Comissão Européia, tem como agência implementadora a ONU-HABITAT e parceiro implementador o ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, objetiva apoiar os governos municipais, neste caso especificamente a CIDADE Betim, no desenvolvimento e implementação de estratégias específicas de desenvolvimento de baixo carbono. Entre as atividades propostas para o referido projeto, incluem-se:   
   
- A criação de um grupo de trabalho e comitê gestor para apoiar a Cidade Betim na execução do plano de trabalho para implementação das atividades do projeto. A equipe principal terá no mínimo dois membros ;  
- Discussões técnicas nacionais e internacionais, de forma a disponibilizar expertise no tema de desenvolvimento sustentável urbano de baixo carbono;   
- Supervisionar as atividades do projeto realizadas nas dependências da cidade;  
- Fornecer informações e dados estatísticos necessários para realização de estudos e atividades do Urban LEDS;  
- Disponibilização de servidores para participação de treinamentos nas cidades, seminários nacionais e eventos internacionais;  
- Desenvolvimento e aplicação do módulo de capacitação em mudanças climáticas para funcionários do governo m u nicipal da cidade Betim, através do engajamento dos servidores envolvidos durante os treinamentos, oficinas e seminários;  
- Criação de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).   
     
   
MOBILIZAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL

A mobilização social tem como objetivos levar informações educativas à população em geral, em relação à todas as questões ambientais tais como: Lixo, água, esgoto, queimadas, desmatamentos e outros tipos de depredação ambiental.  
   
MOBILIZAÇÃO COLETA SELETIVA

A coleta seletiva de Betim é na modalidade secos e úmidos (recicláveis e não recicláveis) e porta a porta. Todos os materiais recicláveis recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva são encaminhados à Associação de Catadores de Papel, papelão e materiais reaproveitáveis de Betim ASCAPEL, assim o que é lixo para a maioria da população serve de renda para os catadores de papel. Caso o bairro não possua a coleta seletiva porta a porta, a população também pode separar o lixo seco do úmido, possibilitando que os catadores da região recolha os recicláveis sem contaminação, reduzindo dessa forma a possibilidade de doença para os mesmos. Com a coleta seletiva os materiais recicláveis são vendidos para a indústria e retornam ao ciclo produtivo, reduzindo a necessidade de extração de matéria prima do meio ambiente. Os materiais recicláveis possuem um tempo de decomposição muito grande, além disso, são volumosos. Esses materiais quando segregados do lixo úmido, são encaminhados para a reciclagem e possibilitam o aumento da vida útil dos aterros sanitários.  

PARQUE NATURAL MUNICIPAL FELISBERTO NEVES

Foi publicado no Órgão Oficial do município, no último sábado (31), o projeto de lei  elaborado pelo Executivo que legaliza a utilização do local conhecido como parque Felisberto Neves. É que, antes, o espaço, que é considerado área de preservação ambiental, não era reconhecido, legalmente, como   parque. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. 
 
É importante ressaltar que os parques de David Gonçalves Lara e Batismal permanecem sob responsabilidade da Secretaria de Governo, uma vez que não são unidades de conservação por terem fins comerciais, festivos, e não, exclusivamente, de cuidados com o meio ambiente. Os parques Matinha do Ingá e Chico Mendes, que já são áreas consolidadas como de preservação permanente, também serão amparados, em breve, pela lei   municipal que legaliza a utilização dos espaços. 


PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

O Plano de Arborização Urbana visa o planejamento da arborização urbana através da caracterização do ambiente físico e do inventário florestal, isto é, do levantamento das espécies arbóreas existentes no município para construção de um banco de dados. A partir desses estudos é possível planejar o plantio de espécies corretas em determinadas áreas. As árvores têm grande importância para nossa cidade:  

- Elas são fonte de alimento para a fauna urbana;  
- São nelas que as aves se refugiam, possibilitando a biodiversidade urbana;  
- Melhoram o micro clima, a qualidade do ar e reduzem os ruídos urbanos;  
- Diminuem a temperatura ambiente e aumentam a umidade;  
- Contribuem para a ventilação do ar, reduzindo a poluição local;  
- Diminuem o CO2 atmosférico e reduzem a poeira;  
- Embelezam e tornam a cidade mais bucólica;  
- As áreas verdes possibilitam a penetração de água no solo, alimentando o   lençol freático;  
- Servem como barreira natural contra o vento;  
- Dentre outros ótimos motivos mantém nossa cidade ainda mais arborizada!   
       
DESAFIO DA HORA DO PLANETA NAS CIDADES 2015

A prefeitura de Betim através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a WWF, participa do Desafio da Hora do Planeta nas Cidades (Earth Hour City Challenge - EHCC), e oferece oportunidades para cidades atuarem como modelos inspiradores de desenvolvimento urbano sustentável para cidades ao redor do globo.
O EHCC é uma iniciativa concebida para ir além de apagar as luzes durante a Hora do Planeta; visa mobilizar a ação e o apoio de cidades à transição global rumo a um clima amigável, um futuro possível com um planeta, e estimular o desenvolvimento e a disseminação de melhores práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Trata-se de um desafio anual e cada vez mais global às cidades, para que apresentem planos ambiciosos, holísticos, inspiradores e factíveis para o desenvolvimento de baixo carbono e para aumentar consideravelmente o uso de soluções de energias renováveis sustentáveis e eficientes nas próximas décadas.   

 

Fale com a Prefeitura
     
Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017 às 16:52:58


PREFEITURA DE BETIM
Rua Pará de Minas, 640 • Brasiléia • Betim-MG • CEP. 32.600-412 • Tel.: (31) 3512-3444 • 3512-3000
Horário de funcionamento: 10h00 às 17h00
 
português