YouTube Facebook Twitter
Webmail PMB
Contracheque
Cadastro Habitação
Licitações
2° Via IPTU
Giss Online
ISSQN
ISSQN Autônomo
Certidões de Débito
Portal do Contribuinte
Ouvidoria
Mapa Online
Consulta Protocolo
Cadastro de Estagiário
Prefeitura de Betim . Secretarias . Esportes . Programas
Esportes | Gabinete | Programas | Agenda | Campeonatos | Notícias |
PROGRAMAS

A - PROJETO ESPORTE PARA TODOS

O projeto "Esporte para Todos" foi viabilizado para a Prefeitura de Betim através da Lei de Incentivo ao Esporte (Ministério do Esporte) e do Grupo Fiat. O Objetivo é aumentar o atendimento já disponibilizado pela Secretaria Municipal de Esportes, proporcionando a crianças, adolescentes, jovens e adultos, além de cidadania, a prática diversificada do esporte. O projeto leva esporte a todas as regiões de Betim. São 14 unidades esportivas (destaque para os Complexos Esportivos do Horto e do Teresópolis)im. São 22XTO DA ABA " que oferecem aulas gratuitas de 29 modalidades esportivas:
Atividades Físicas Adaptadas para Pessoas com Deficiência, Atletismo, Basquete, Bicicross, Caminhada Orientada, Capoeira, Ciclismo, Futebol de Areia, Futsal, Ginástica Acrobática, Ginástica Artística, Ginástica Estética, Ginástica Laboral, Ginástica Olímpica, Ginástica Rítmica, Handebol, Hidroginástica, Iniciação Esportiva, Judô, Jiu-Jitsu, Karatê, Natação, Le Parkour, Peteca, Rapel, Taekwondo, Tai Chi Chuam, Voleibol e Voleibol de Areia. Atualmente, o projeto ¿Esporte Para Todos¿ atende cerca de seis mil participantes.

Destaques sobre algumas modalidades esportivas

Atendimento à pessoa com deficiência:
O programa para pessoas com deficiência da SEME é desenvolvido no Horto Municipal "Homero Gomes do Amaral". Tem como objetivo a acessibilidade às atividades esportivas e integração social através do esporte. O trabalho executado por profissionais é referência no setor e a equipe realiza várias palestras em Betim e cidades vizinhas. Muitos atletas já se destacaram em competições paraolímpicas, inclusive com índices olímpico nacionais. Já está em pleno funcionamentoimais uma unidade esportiva para portadores de deficiência no Complexo do Teresópolis.
 
Artes Marciais:
A seção de artes marciais conta hoje com 13 unidades esportivas espalhadas por toda a cidade. Somente nas escolinhas da modalidade são atendidos mais de 2 mil jovens. São oferecidas escolinhas de judô, karatê, jiu-jitsu, taekwondo, box e luta olímpica.  
 
Lê Parkour :
A Prefeitura de Betim é a primeira a adotar o esporte no Brasil. Hoje, a modalidade esta inserida no programa "Viva o Esporte para Todos". Além do Horto Municipal, o Complexo Esportivo do Teresópolis também terá escolinhas de Lê Parkour.
 
Ginástica:
Somente nas escolinhas da modalidade, o programa atende mais de 300 jovens. Em 2009, Betim foi campeã do Jimi na Ginástica Rítmica.
 
Atletismo:
Modalidade de extrema importância e reconhecimento inclusivo. Por sua filosofia lúdica, somada ao treinamento, o atletismo torna possível o acesso ao desenvolvimento dos jovens do nosso município. Petrovale, Teresópolis e Horto Municipal são referências na prática e massificação da modalidade.
 
Bicicross:
O Bicicross é uma das modalidades mais tradicionais da cidade. Somente em 2009, Betim foi sede de nove eventos em níveis nacional e estadual. Nas escolinhas do Bicicross são atendidas cerca de 150 pessoas. A Pista de Bicicross ¿Aquileu Franco do Amaral¿, que passou por uma reforma e modernização é uma das melhores do Brasil, sendo palco de grandes eventos.
                  
Handebol:
A equipe de Handebol de Betim vem se destacando nos JIMI, conseguindo o primeiro lugar em vários anos consecutivos da competição.
 
Voleibol:
O voleibol é o esporte que atende a uma faixa etária mais ampla. A iniciação ao esporte começa com alunos de 8 anos e as equipes de máster têm alunos acima de 50 anos. Apenas nas escolas da modalidade, a SEME tem aproximadamente 350 alunos matriculados.

B - PROJETO BOLA PRA FRENTE (DE FUTEBOL)

É Através do Projeto ¿Bola Pra Frente¿ que são realizadas as ações nas 19 Unidades Esportivas de Futebol. Oficinas, treinamentos, palestras, campeonatos e aulas de futebol são desenvolvidos através desse Projeto. Hoje são atendidas 2.796 crianças e adolescentes. O projeto atua em todas as regiões da cidade. O incentivo ao Futebol também se consolida através do apoio da Prefeitura à Liga de Desportos de Betim, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes. Destaque para os campeonatos municipais e torneios regionais de futebol amador. 

C - Programa Academia Esporte na Praça

O programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população por meio da prática esportiva nas praças da cidade. Os onze aparelhos que compõem cada conjunto estão disponíveis, a princípio, em treze praças do município. Serão disponibilizados profissionais qualificados para orientarem os usuários, em horários distintos, inclusive noturnos.

As academias nas praças contribuem para o quadro de disseminação do esporte. Gente que nunca pensou em fazer uma atividade física está fazendo. Porque os aparelhos são de alta qualidade, as academias têm acesso fácil, estão perto de casa e são gratuitas. Além disso, o interesse pela prática de esportes aumentou, inclusive, aumentando também o número de academias particulares.

Ainda em 2011, a meta é entregar outras academias à comunidade. Das treze citadas, nove já estão em funcionamento e quatro serão entregues ainda no primeiro semestre deste ano. Vale ressaltar que essas academias são compradas e mantidas com recursos da Prefeitura de Betim. Confira os endereços:

* Praça Tácido Guimarães (rotatória em frente ao shopping, na Av. Edmeia M.Lazzarotti, sentido centro-bairro);
* Praça Alzira Rosa de Jesus (Av. Amazonas com Av. Edméia Lazzarotti, rotatória da Metalsider);
* Praça José J. Pinto (ao lado da Administração Regional Vianópolis);
* Praça Zilda Pirani Caldas (Trincheira do Imbiruçu);
* Praça Divina Margarida da Cruz (em frente ao CPC do bairro PTB);
* Praça Gilêno da Silva Rocha (ao lado do Complexo Esportivo Teresópolis);
* Praça Luiz Fernandes Moreira - (Av. Belo Horizonte, esquina com Av. São Paulo - bairro Niterói);
* Rua São José, s/nº - curva do "S", entre PTB e Paulo Camilo; 
* Rua Bandeirantes, s/nº - Citrolândia (próximo à Ponte) 
* Av. José Inácio Filho, s/nº - Sta. Lúcia, perto da Igreja do Sagrado Coração de Jesus; 
* Rua Guaraciá, 280 - bairro Icaivra (em implantação); 
* Rua Matozinhos, s/nº - bairro São João (em implantação); 
* Rua Inconfidentes, próximo ao Centro Ref. Saúde "Divino Braga" (em implantação).
 
D - Programa Agita Betim

Orientar e educar a população para as práticas esportivas. Esse é um dos objetivos do programa Agita Betim. Profissionais da Secretaria de Esportes desenvolvem suas atividades em bairros da cidade, orientando pessoas e distribuindo cartilhas com várias dicas sobre melhores horários para a prática de exercícios, o uso de calçados adequados, hidratação, alongamentos, entre outros.
 
E - Programa Lazer Para Todos
 
A Secretaria de Esportes disponibiliza ruas de lazer para atender a toda a população. As atividades oferecidas são: Brincadeiras, Oficinas, Palestras, Jogos, Artesanato, Pintura Facial, Escultura de Balão, Sinuca, Totó, Ping-Pong, Cama Elástica, Piscina e Casinha de Bolinhas, Pula-Pula e Tobogã, Teatro e Karaokê, Intervenções em Eventos.
 
A equipe atende, em média, 25 pedidos por mês, vindos de vários segmentos sociais como associações de moradores, creches, órgãos do governo, escolas, instituições e eventos regionais. Mais de 50 mil pessoas passaram pelas Ruas de Lazer nos anos de 2009 e 2010. Seiscentas pelo Teatro e 2 mil pelos Festivais de Pipas. Só no primeiro semestre de 2011 foram realizadas 81 Ruas de Lazer atendendo a 3.048 pessoas.
 
F - Programa Construindo o Cidadão - Esportes e Meio Ambiente

O projeto visa o plantio de árvores em diversas praças esportivas da cidade, além de conscientizar e educar as crianças sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais. 

G - Escola da Gente - Educação Integral

A Secretaria de Esportes é parceira desse Programa e auxilia nas atividades complementares. Além de disponibilizar profissionais, também coordena as atividades extras de esportes como Natação, Futebol, Futsal, Vôlei, Basquete, Capoeira, Judô, Taekwondo e Xadrez.

Um dos principais programas de governo, o Escola da Gente - Educação Integral já está instalado em 30 escolas da cidade, com inclusão efetiva das atividades esportivas no contraturno das aulas. 
      

H - Agenda do Esporte

A agenda do Esporte é uma publicação mensal onde constam os eventos esportivos da cidade, principalmente os realizados pela Secretaria de Esportes. É distribuída em 150 pontos da cidade, incluindo vários estabelecimentos, como órgãos públicos, associações de classe, Administrações Regionais, dependências do Centro Administrativo, Câmara Municipal, principais academias, padarias e bares do município.

 


     
Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014 às 17:35:05


PREFEITURA DE BETIM
Rua Pará de Minas, 640 • Brasiléia • Betim-MG • CEP. 32.600-412 • Tel.: (31) 3512-3444 • 3512-3000

 
português