YouTube Facebook Twitter
Webmail PMB
Contracheque
Cadastro Habitação
Licitações
2° Via IPTU
Giss Online
ISSQN
ISSQN Autônomo
Certidões de Débito
Portal do Contribuinte
Ouvidoria
Mapa Online
Consulta Protocolo
Cadastro de Estagiário
Prefeitura de Betim . Secretarias . Educação
Gabinete do Secretário | Sec. Adj. Pedagógica e Administrativa | Sec. Adj. Educação Infantil | Legislação | Escolas Municipais | Conselho Municipal de Educação | CONFUNDEB | Conselho de Alimentação Escolar | PNAIC | Vagas Flexibilização | Sistemas |
Secretaria de Educação

Tem como principais atribuições programar, supervisionar e executar a política educacional na rede pública municipal de ensino, abrangendo a educação infantil, de jovens e adultos. Compete também à executar o plano de metas do governo municipal, reduzindo o déficit educacional, proporcionando a melhoria da qualidade do ensino e envolvendo a capacitação e a valorização dos profissionais.

:: Clique aqui e veja o Blog da Educação

COMUNICADO SEMED 003/2014

COMUNICADO SEMED: 003/2014

Betim, 12 de março de 2014.


De: Secretaria Municipal da Educação
       
Mary Rita de Cássia do Prado

Para: Diretores das Escolas Municipais

C.C. Diretorias Pedagógicas e Administrativas da SEMED

Prezado(a) Diretor(a),

Tendo em vista a Greve Nacional prevista para os dias 17, 18 e 19 de março de 2014, a Secretaria Municipal da Educação comunica que respeita o direito de manifestação do servidor público.

Considerando que a SEMED é a guardiã do Calendário Escolar e deve zelar pelo seu cumprimento, informo que as Escolas Municipais que aderirem ao movimento, deverão encaminhar calendário de reposição dos dias parados, até o dia 30 de abril de 2014.

Considerando que o ano letivo e o Calendário Escolar de 2014, em função da realização da Copa do Mundo, prevê recesso no período de 12 a 30 de junho e férias no período de 01 a 30 de julho, a SEMED sugere:

Antecipar o período de férias em 3 (três) dias. Assim, as férias passariam a ser contadas a partir de 26 de junho até o dia 25 de julho de 2014, passando o 1º dia letivo do 2º semestre para o dia 28 de julho, garantindo o cumprimento do Calendário Oficial de 2014.

Se a Escola optar por esta alternativa, deve comunicar à Secretaria Adjunta Pedagógica e Administrativa da SEMED, até o dia 30 de abril de 2014, para que sejam tomadas as providências necessárias junto à Superintendência de Recursos Humanos da Prefeitura.

A SEMED estabelece a data limite de 01 de agosto de 2014 , para que seja feita a reposição.

Após este período haverá corte no pagamento, dos dias parados, de todos os servidores que não fizerem a reposição.

Informo que a Direção deverá estar presente na Escola para receber a Merenda Escolar, pois não há prazo hábil para cancelar a entrega, que será feita na segunda-feira, dia 17 e terça feira, dia 18.

Informo, também, que a Direção deve abrir a Escola para o servidor que desejar trabalhar, desde que haja alunos.

OBS: Atenção aos sábados previstos no Calendário. Conforme o Calendário que foi aprovado e consensado com a Categoria, temos 9 sábados em 2014, alguns desses a serem cumpridos com aula e outros com atividades coletivas, conforme orientação dessa SEMED, que acompanhará, como é de sua responsabilidade, o cumprimento do referido Calendário.




Atenciosamente,

 

Mary Rita de Cássia do Prado
Secretária Municipal da Educação


Dia Internacional da Mulher

A PROPÓSITO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, DIA 8 DE MARÇO

"No olvidar jamás".
Máxima Socialista

Autor: Carlos Abdalla

Multiculturalismo. Fim dos preconceitos. Fim das dicotomias. Tempo das diversidades. É com estas quatro ações afirmativas que a Resolução CNE/CEB nº 02/01 do Conselho Nacional da Educação imprimiu a renovação da Escola Inclusiva ao expressar-se sobre os tempos modernos. Modernos ou contemporâneos. Futuristas ou mera ficção científica para uma minoria que resiste aos avanços que se impõem a uma sociedade, antes escravocrata e patrimonialista. Mas estamos avançando em todas as máximas previstas na resolução.

O fato é que todos os anos comemoramos, nesta data, o Dia Internacional da Mulher. A comemoração é uma ação afirmativa, que se desdobra em várias outras ações afirmativas: combate à violência no lar, combate ao trabalho infantil, aposentadoria para as donas de casa, gravidez na adolescência, a questão do aborto de anencéfalos, estupros, dentre outros.

Não cabe aqui discutir os avanços estatísticos que, através dos anos, a mídia sustenta suas reportagens e debate a seu modo jornalístico o tema em questão. O compromisso, neste momento, antes de estatístico, é discutir a questão da esposa e mãe e suas conquistas, através do apoio de uma sociedade civilizada. Há que se assimilar na escola e no meio social, as ações afirmativas que valorizam a mulher e a família, reduto em que se aninha desesperadamente a sociedade contemporânea.

O que se vê hoje nos presídios, em dias de visitas, são instituições abarrotadas de mulheres, esposas, namoradas e amigas. E nas escolas, é a chegada tímida de alguns pais e a grande maioria de mulheres mães participando do processo educativo de seus filhos, combatendo abertamente o racismo, o
bullying escolar, o autoritarismo e o preconceito de toda espécie, que vem corroendo as bases da sociedade civil civilizada. Exageros a parte, a mulher vem vencendo, com êxito, o fim dessa dicotomia, aceitando com naturalidade os tempos das diversidades e abrindo espaço para que também ela fale, também ela denuncie, também ela esteja preocupada com a qualidade da educação de sua prole.

Lavar vasilhas, preparar o jantar, comprar ingressos para a peça teatral, participar das redes sociais, impor sua crença e seus valores passou a ser a bandeira feminina que ainda por muitos séculos não tem porque exaurir-se. O caminho é longo e cheio de armadilhas, por isso, "
no olvidar jamás" e comemorar todos os anos este 8 de Março.

O que no homem, quando hesita, pode ser fragilidade de caráter, na mulher, a sociedade vem compreendendo essa hesitação como ser própria de sua natureza. Hesita para não errar, para decidir e sobrepõe o emocional sobre o racional, abrindo espaço para que a fragilidade moral de alguns homens seja motivo para a violência contra a mulher. As estatísticas comprovam como as mulheres têm sido bem sucedidas, ainda que lentamente, na sua luta pela propriedade de seu corpo, na sua convicção de que pode criar sozinha os seus filhos e na disposição de por porta a fora os maldosos e desumanos, que, todos os dias, querem encarar sua covardia batendo em mulheres indefesas e suscetíveis à emoção.

A mulher é mais afável no trabalho, mais solidária nas relações, é maioria nas universidades, é adimplente nos seus compromissos, porque entende melhor a alma humana, que entende melhor as dificuldades da economia, onde todos querem consumir, muitas vezes às expensas dos salários femininos. A mulher tem uma consciência nítida, política e social de que seu papel na sociedade é o de harmonizar, ponderar e aceitar as diversidades como fator de progresso e de promoção social.

A força das palavras positivas, pondo de lado velhas estatísticas negativistas do tipo trabalhar mais, ganhar menos, ter mais tempo para si e outras conquistas, advirão, inexoravelmente, pela ação do tempo. O que se comemora hoje é o Dia Internacional da Mulher, cujas ações afirmativas devem valorizar estas batalhadoras, heroínas anônimas, mães de crianças sem creches e escolas, mães de deficientes físicos auditivos e visuais, que os governos insistem em desconhecer, mães de viciados em drogas, de nascidos com alma de vencidos, que não estudam e somente são motivados pelo consumismo.

Homenagear esta mulher guerreira, à frente do seu tempo, à frente da sua história e que ganha, a cada dia, mais espaço para uma sociedade melhor, mais humana e mais igualitária, é o nosso desejo para esta data.

Secretaria Municipal da Educação de Betim


Comunicado Importante

:: Atenção Professores PI, PIL, PII e PIII

Estamos precisando de professores para flexibilização no 1º e 2º turnos, em todas as disciplinas.

Obs.: A inscrição é exclusiva para funcionários da Rede Municipal de Ensino de Betim.

:: Clique aqui para realizar a inscrição


Obrigada pela atenção!

Mary Rita de Cássia do Prado
Secretária Municipal da Educação


Pré-Enem 2014


* * * Gabarito Oficial * * *

:: Clique aqui para ver o Gabarito Oficial - E M Abílio Gomes da Costa

:: Clique aqui para ver o Gabarito Oficial - Demais Escolas


* * * Classificação * * *

E. M. Abílio Gomes da Costa

E. M. Antônio D'Assis Martins

E. M. Belizário Ferreira Caminhas

E. M. Edméia Duarte de Oliveira Braga

E. M. Frei Edgard Groot

E. M. Isaura Coelho

E. M. Maria Cristina

E. M. Maria da Penha dos Santos

Processo Seletivo Simplificado (PSS)

A Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), torna público o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária destinada aos cargos de educador infantil, pedagogo, professor PIL, PII (português, matemática, história, geografia, ciências, inglês, arte, educação religiosa e educação física) e PIII (para atuar no Curso Pós Médio nas áreas de Administração, Informática e Logística). Serão ofertadas cerca de 680 vagas em escolas e centros infantis municipais além de cursos técnicos pós-médio.

As inscrições poderão ser realizadas a partir de segunda-feira 09 de dezembro de 2013 e prosseguem até o dia 20 de dezembro de 2013.

Para realizar a inscrição o candidato deverá fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para o seguinte endereço eletrônico:
pss-semed@betim.mg.gov.br


* * * Edital * * *

:: Edital Nº 003/2013

:: Errata Nº 003 de 23 de janeiro de 2014

:: Ficha de Inscrição


* * * Inscrições Deferidas e Indeferidas * * *

:: Inscrições Deferidas - Educador Infantil

:: Inscrições Deferidas - PIL

:: Inscrições Deferidas - PII - Arte

:: Inscrições Deferidas - PII - Ciências

:: Inscrições Deferidas - PII - Educação Física

:: Inscrições Deferidas - PII - Ensino Religioso

:: Inscrições Deferidas - PII - Geografia

:: Inscrições Deferidas - PII - História

:: Inscrições Deferidas - PII - Língua Estrangeira

:: Inscrições Deferidas - PII - Matemática

:: Inscrições Deferidas - PII - Português

:: Inscrições Deferidas - PIII - Administração

:: Inscrições Deferidas - PIII - Informática

:: Inscrições Deferidas - PIII - Logística

:: Inscrições Deferidas - Pedagogo

:: Inscrições Indeferidas


* * * Recursos * * *

:: Requerimento de Recurso de Inscrição

:: Requerimento de Recurso da Prova Objetiva

:: Requerimento de Recurso da Prova de Títulos

:: Recursos de Inscrições Deferidos - Parte 1 (09/01/2014)

:: Recursos de Inscrições Deferidos - Parte 2 (10/01/2014)

:: Resultado do Julgamento de Recursos da Prova Objetiva

:: Resultado do Julgamento de Recursos da Prova de Títulos



* * * Local de Prova * * *

:: Educador Infantil

:: Professor PIL

:: Professor PII - Arte

:: Professor PII - Ciências

:: Professor PII - Educação Física

:: Professor PII - Ensino Religioso

:: Professor PII - Geografia

:: Professor PII - História

:: Professor PII - Língua Estrangeira

:: Professor PII - Matemática

:: Professor PII - Português

:: Professor PIII - Administração

:: Professor PIII - Informática

:: Professor PIII - Logística

:: Pedagogo


* * * Gabarito Oficial * * *

:: Educador Infantil

:: Professor PIL

:: Professor PII - Arte

:: Professor PII - Ciências

:: Professor PII - Educação Física

:: Professor PII - Ensino Religioso

:: Professor PII - Geografia

:: Professor PII - História

:: Professor PII - Língua Estrangeira

:: Professor PII - Matemática

:: Professor PII - Português

:: Professor PIII - Administração

:: Professor PIII - Informática

:: Professor PIII - Logística

:: Pedagogo

Questões anuladas da prova objetiva de Língua Portuguesa

Para os candidatos aos cargos de Educador Infantil, PIL e Pedagogo
Questões 3, 6 e 10

Para os candidatos aos cargos de PII e PIII
Questões 1 e 6


* * * Classificação da Prova Objetiva * * *

:: Educador Infantil

:: Professor PIL

:: Professor PII - Arte

:: Professor PII - Ciências

:: Professor PII - Educação Física

:: Professor PII - Ensino Religioso

:: Professor PII - Geografia

:: Professor PII - História

:: Professor PII - Língua Estrangeira

:: Professor PII - Matemática

:: Professor PII - Português

:: Professor PIII - Administração

:: Professor PIII - Informática

:: Professor PIII - Logística

:: Pedagogo


* * * Classificação da Prova Objetiva Pós Recurso * * *

:: Educador Infantil

:: Professor PIL

:: Professor PII - Arte

:: Professor PII - Ciências

:: Professor PII - Educação Física

:: Professor PII - Ensino Religioso

:: Professor PII - Geografia

:: Professor PII - História

:: Professor PII - Língua Estrangeira

:: Professor PII - Matemática

:: Professor PII - Português

:: Professor PIII - Administração

:: Professor PIII - Informática

:: Professor PIII - Logística

:: Pedagogo


* * * Prova de Títulos * * *

:: Clique aqui para preencher o formulário de Prova de Títulos


* * * Classificação da Prova Objetiva e Prova de Títulos * * *

:: Educador Infantil

:: Professor PIL

:: Professor PII - Arte

:: Professor PII - Ciências

:: Professor PII - Educação Física

:: Professor PII - Ensino Religioso

:: Professor PII - Geografia

:: Professor PII - História

:: Professor PII - Língua Estrangeira

:: Professor PII - Matemática

:: Professor PII - Português

:: Professor PIII - Administração

:: Professor PIII - Informática

:: Professor PIII - Logística

:: Pedagogo


* * * Classificação Final * * *

:: Educador Infantil

:: Professor PIL

:: Professor PII - Arte

:: Professor PII - Ciências

:: Professor PII - Educação Física

:: Professor PII - Ensino Religioso

:: Professor PII - Geografia

:: Professor PII - História

:: Professor PII - Língua Estrangeira

:: Professor PII - Matemática

:: Professor PII - Português

:: Professor PIII - Administração

:: Professor PIII - Informática

:: Professor PIII - Logística

:: Pedagogo


* * * Classificação Final Deficiente * * *

:: Professor PIL - Deficiente

Os demais candidatos com deficiência que não cumpriram os itens 4.3.2 e 4.3.4 perderam o direito as vagas reservadas aos candidatos desse grupo nos termos do item 4.6 do Edital Nº 003/2013.


* * * Convocação * * *

:: Convocação para Contratação - 05/02/2014

:: Educador Infantil

:: Professor PIL

:: Professor PII - Arte

:: Professor PII - Ciências

:: Professor PII - Educação Física

:: Professor PII - Ensino Religioso

:: Professor PII - Geografia

:: Professor PII - História

:: Professor PII - Língua Estrangeira

:: Professor PII - Matemática

:: Professor PII - Português

:: Professor PIII - Administração

:: Professor PIII - Informática

:: Professor PIII - Logística

:: Pedagogo



Caso não possua o Acrobat Reader, faça o download clicando na figura abaixo.


Contato

:: Secretaria Municipal de Educação ::
Rua Felipe dos Santos, 320 - Centro - Betim - CEP: 32.600-088
Fone: (31) 3531-2404
Blog: www.educacaonota10betim.com.br



     
Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Sexta-feira, 25 de Julho de 2014 às 17:25:52


PREFEITURA DE BETIM
Rua Pará de Minas, 640 • Brasiléia • Betim-MG • CEP. 32.600-412 • Tel.: (31) 3512-3444 • 3512-3000

 
português