YouTube Facebook Twitter
Webmail PMB
Contracheque
Cadastro Habitação
Licitações
2° Via IPTU
Giss Online
ISSQN
ISSQN Autônomo
Certidões de Débito
Portal do Contribuinte
Ouvidoria
Mapa Online
Consulta Protocolo
Cadastro de Estagiário
Prefeitura de Betim . Secretarias . Assistência Social . Apoio ao Trabalhador
Assistência Social | Gabinete | Portador de Deficiência | Promoção Social | Apoio ao Trabalhador | Apoio à mulher | Proteção Social Básica | Proteção Social Especial |
Apoio ao Trabalhador

Em 2006, a Seção de Apoio ao Trabalhador ¿ Sine Betim colocou mais pessoas no mercado de trabalho. O aumento em relação a 2005 foi de 50%. O posto do Sine em Betim foi o 23º posto do Brasil e o 2ª lugar em Minas Gerais. O crescimento se deu devido ao grande número de vagas abertas para cursos de Qualificação Profissional.

Os funcionários da Seção contam com treinamento e reciclagens freqüentes. Todos funcionários estão cadastrados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, de onde são monitorados diariamente.

Serviços prestados pela Seção

Distribuição e emissão de Carteira de Trabalho;

Inscrição de trabalhadores para o mercado de trabalho;

Intermediação da mão-de-obra para o mercado formal;

Requerimento de Seguro Desemprego (todo município e regiões);

Correção de Seguro Desemprego, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego;

Recurso de Seguro Desemprego, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego/Diretoria de Emprego e Renda;

Captação de vagas interna e externa pelo município e outros;
Intermediação de vagas;

Divulgação de vagas;

Colocação de trabalhadores no mercado forma (cota mensal estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego);

Relatório semestral de levantamento patrimonial dos bens do Ministério do Trabalho e Emprego;

Relatório mensal de Seguro Desemprego (Requerimento, correção e recursos);

Relatório mensal de utilização de cotas de xerox;

Relatório mensal de emissão de Carteira de Trabalho e outros.
Programas Desenvolvidos

SETOR DE ESTÁGIO 
(Bolsa emprego, 1° emprego Federal e Estadual)

Programa voltado para estudantes do ensino médio e superior a partir de 16 anos, em busca do primeiro emprego (estágio) com a finalidade de promover a inserção no mercado de trabalho e sua capacitação profissional e, em contrapartida, para os empresários e oferecido incentivo fiscal para adesão do programa. 
  
AGÊNCIA DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS EVENTUAIS -  AGENDE

Visa intermediar a prestação de serviços do mercado eventual dentro do município de Betim, proporcionando ao trabalhador uma qualificação que possa de forma efetiva promover a inclusão no mercado de prestação de serviços eventuais e posteriormente lança-lo no mercado formal, nas áreas de: faxineiro(a), cozinheiro(a), lavadeira/passadeira, garçom, garçonete, bombeiro hidráulico, pintor de parede, eletricista, pedreiro de acabamento.
 
SISTEMA MUNICIPAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA

O projeto tende atender os usuários da Seção cuja problemática social é decorrente do desemprego e emprego, criando condições de promover a capacitação através da qualificação profissional básica, com intuito de aumentar as possibilidades de inseri-lo no mercado de trabalho com um melhor aproveitamento de vagas oferecidas.

Serão ministrados cursos básicos permanentes de: Competências Básicas para o Trabalho, Inclusão Digital, Excelência no Trabalho, Matemática Básica e Português Aplicado.

PROJETOS EM ANDAMENTO

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Na Área do Comércio e Prestação de Serviço Cursos com 25 alunos para Vendedor, Operador de caixa, Auxiliar de pessoal, Práticas em Departamento Pessoal, Repositor de mercadorias, Almoxarife, Habilidades Gerenciais, Bolos e Tortas, Doces e Salgados, Churrasqueiro, Decoração Artística de Bolos, Pizzaiolo, Barman, Técnicas de Limpeza e Conservação de Ambientes, Garçom, Cozinheiro. 
  
CIDADE DA SOLDA 

Visa promover a formação profissional de jovens maiores de 18 anos, nas ocupações de soldadores e maçariqueiros, e que no momento encontram-se em situação de desemprego não possuindo acesso aos processos formativos de educação profissional, possibilitando assim, a oportunidade para sua inserção no mercado de trabalho. A primeira turma formou 24 alunos e terá a duração de três meses. O projeto foi firmado em parceria com a Missão Ramacrisna e em as empresas Belgo, Codeme, Soldering, White Martins, Esab, Petrobrás, Promimp, DSD, Orguel.
 
CURSO DE ELETRICISTA INDUSTRIAL MINISTRADO PELO SENAI 

O projeto tem o intuito formar 30 Agentes jovens do Programa Agente Jovem, qualificados e contratados como Menor Aprendiz.
 
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM MARCENARIA E MONTADOR DE MÓVEIS, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Os cursos ministrados pelo Senai tem o intuito formar 25 Agentes jovens do Programa Agente Jovem, qualificados e contratados como Menor Aprendiz.
 
QUALIFICAÇÃO SETOR INDUSTRIAL (PLANSEQ)

O Plano Setorial de Qualificação Profissional tem como objetivo promover ações de qualificação social e profissional e o encaminhamento ao mercado de trabalho um total de 1.444 educandos, abrangendo a cadeia produtiva das áreas de construção civil, metal mecânica/automobilística, transporte/logística e eletroeletrônica denominado de PLANSEQ - SERVIÇOS INDUSTRIAIS, bem como promover a educação profissional para jovens e adultos de baixa renda e alta vulnerabilidade social, onde essas ações serão destinadas aos trabalhadores que irão atuar nos setores industriais que se encontram em expansão nos   municípios de Betim, Contagem, Ibirité e Nova Lima.
 
CURSOS MINISTRADOS PELO SENAC (Saldo 2007)

Auxiliar de Pessoal, Atualização Técnica para Garçons, Técnicas de Preparo de Pizza, Técnicas de Vendas, Técnicas de Serviços em Portaria, Bombons e trufas, Auxiliar de Pessoal.
 
QUALIFICAÇÃO SETOR CONSTRUÇÃO CIVIL (PLANSEQ)

Convênio entre o Ministério do Trabalho e Emprego , Petrobrás e o Município de Betim visa qualificar 520 alunos na área de construção civil: pedreiro, carpinteiro e armador.
 
CENTRO DE FORMAÇÃO EM OPERADOR DE EMPILHADEIRA

O projeto tem o intuito de p romover a formação profissional de jovens e adultos maiores de 18 anos, na ocupação de Operador de Empilhadeira , e que no momento encontram-se em situação de desemprego não possuindo acesso aos processos formativos de educação profissional, possibilitando assim, a oportunidade para sua inserção no mercado de trabalho. O projeto está sendo firmado em parceria com a empresa CEVA (grupo Fiat).
 
PROJETO CENTRO PÚBLICO INTEGRADO DO TRABALHO EMPREGO E GERAÇÃO E RENDA

Esse projeto tem como objetivo a municipalização de recursos para a implantação e/ou implementação das ações de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, visando sete ações macro:

Intermediação de mão-de-obra;

Habilitação ao Seguro Desemprego;

Qualificação Social e Profissional;

Orientação Profissional;

Certificação Profissional;

Pesquisa sobre Mercado de Trabalho;

Fomento a Atividades Empreendedoras com dois grandes leques: central autônoma e a formação de arranjos produtivos com base na Economia Popular Solidária. 
 



     
Resolução recomendada: 1024x768
Última Atualização: Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014 às 17:48:48


PREFEITURA DE BETIM
Rua Pará de Minas, 640 • Brasiléia • Betim-MG • CEP. 32.600-412 • Tel.: (31) 3512-3444 • 3512-3000

 
português