YouTube Facebook Twitter
Certidões de Débito
Mapa Online
Prefeitura de Betim . Eventos . Rebanhão
Eventos | Betim Rural | Expo Betim Cristã | Feira da Paz | Betiquim | Rebanhão | Sexta Show | Domingo no Parque | Outros |
Rebanhão do Senhor

Se em Minas Gerais o Carnaval mais popular movimenta as cidades históricas, em Betim a festa traz os foliões por outro motivo: a fé. Há 25 anos, o Rebanhão do Senhor atrai fiéis que se revezam entre oração e louvor no Ginásio Poliesportivo Divino Braga. Nesse feriado, em que a festa religiosa alcançou as bodas de prata, cerca de 80 mil visitantes passaram pelo encontro de quatro dias organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC - Betim).

O tema escolhido em 2010 foi "Eis que eu renovo todas as coisas... Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim", retirado do livro de Apocalipse (cap.21, versículos 5 - 6). De acordo com a RCC-Betim, caravanas de Ibiaí, Contagem, Belo Horizonte, Nova Lima, Caeté, Brumadinho, Sarzedo, Ibirité e Raposos participaram do evento. Jovens de outros Estados, como Espírito Santo e Rio de Janeiro, também vieram a Betim em busca de uma experiência religiosa. A segurança do evento foi feita pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal.

Rebainho. As crianças também não ficaram de fora do encontro. Elas participaram de atividades como cânticos, brincadeiras, teatro e outras atrações. Diante da presença de muitas crianças durante o Rebanhão do Senhor, a RCC viu a necessidade de criar alguma atividade para contemplá-los, vendo aí uma oportunidade de evangelizá-los. Foi então criado o Ministério Samuel , responsável pela evangelização infantil que deu início ao Rebainho do Senhor, que nesse ano chega a seu 8º ano.

História. A Renovação Carismática Católica (RCC) criou o Rebanhão do senhor em 1985, baseando-se em um outro encontro com o mesmo nome realizado em Cruzeiro, estado de São Paulo, em que vários fiéis betinenses participavam. Naquele ano, o Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, sugeriu que fossem realizados encontros semelhantes em outras cidades do Brasil. A equipe da RCC Betim se entusiasmou e resolveu realizar o que, inicialmente, foi chamado de "Rebainho". Em 1986, com a ajuda do Padre Antônio Meireles, pároco da Igreja São Geraldo, no bairro Chácara, nasceu o "1º Rebainho", embora a participação dos fiéis tenha sido pequena. A transferência para o Ginásio Poliesportivo se deu em 1989, e, em 1996, o evento foi incluído no calendário oficial de eventos do município por meio da Lei nº. 2857 de 14 de maio.

Última Atualização: Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014 às 17:38:03