A Superintendência de Defesa Civil de Betim deu início, nesta semana, às ações informativas sobre o período chuvoso em escolas municipais da cidade, locais onde agentes da Defesa Civil realizam a distribuição de materiais educativos, para alunos, pais e professores, além da fixação de cartazes nos murais das instituições. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela pasta para prevenir e mitigar incidentes ou desastres decorrentes do período de fortes chuvas, principalmente entre os meses de dezembro e janeiro.
O folheto informativo entregue aos alunos dá dicas e orientações sobre atitudes de autoproteção antes de iniciar as chuvas, abordando os perigos com a rede elétrica e dá dicas de como identificar imóveis que possam estar em risco de colapso estrutural. As orientações para serem seguidas durante as chuvas também fazem parte do informativo e abordam desde atitudes que podem oferecer riscos, como procurar proteção embaixo de árvores, que são condutoras de raios, até medidas de segurança que podem ser tomadas diante de alagamentos e enxurradas. Já os cartazes afixados nos murais das instituições trazem o canal de comunicação por SMS pelo 40199, para receber alertas da Defesa Civil.
Desde o início das ações, cinco escolas já foram visitadas nos bairros Jardim Teresópolis, Alterosas e Citrolândia. O cronograma estabelecido pela pasta prevê ainda visitas às instituições localizadas nos bairros PTB, Petrovale, Icaivera, Imbiruçu, Vianópolis, Centro, dentre outras. Segundo a Superintendência de Defesa Civil, o foco inicial das ações de mitigação de riscos parte das escolas, uma vez que os alunos atuam como multiplicadores para toda a comunidade.
“Enfatizamos a importância da comunidade saber como agir antes, durante e depois do período chuvoso. Por isso, temos como intuito desta e outras ações a disseminação da informação, e o aumento da conscientização da população. É necessário que os alunos compreendam o que pode ser feito no âmbito doméstico, se preparando para diversas situações relacionadas às chuvas”, explica a Superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis.